EducaçãoRio Grande do Sul

Exposição Um Pincel, de Kazuaki Tanahashi, inicia na UFRGS

A Sala Fahrion, no prédio da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro UFRGS), recebe a partir de hoje, dia 4, até o dia 15 de junho, a exposição “Um Pincel, de Kazuaki Tanahashi”, promovida pelo Departamento de Difusão Cultural (DDC/PROREXT) em parceria com o Centro de Estudos Budistas Bodivatsa e o Instituto Caminho do Meio. A abertura da mostra contará com a presença do artista Kazuaki Tanahashi, que fará uma visita guiada e demonstração de sua arte, a partir das 18h.

A mostra traz as obras mais recentes do artista plástico Kazuaki Tanahashi. Nascido no Japão em 1933, Tanahashi é artista, tradutor, ativista e erudito Zen Budista. Mudou-se para os Estados Unidos em 1977 para atuar como erudito residente no San Francisco Zen Center (fundado por Shunryu Suzuki Roshi). Mestre caligrafista e artista treinado por Kodo Fukada no Japão, tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo há 50 anos, além de ter criado o gênero da pintura em um único traço e os Círculos Zen multicoloridos.

Escritor, editor e tradutor prolífico, Tanahashi produziu mais de 40 livros em inglês e japonês, incluindo o conjunto amplo dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen. Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do Plutonium Free Future. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, é diretor fundador do Ten Millenium Project e da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência.

Botão Voltar ao topo