NegóciosRio Grande do Sul

Sicredi Pioneira RS oferece soluções para energia sustentável

Financiamento ou consórcio viabilizam aquisição dos sistemas

O Sicredi coopera com o meio ambiente e busca ser sustentável em todos os aspectos, inclusive, o financeiro. Unindo a necessidade de buscar um meio ambiente sustentável e o incentivo aos associados para apostarem em fontes de energia alternativas, a cooperativa disponibiliza diversas soluções financeiras voltadas à energia sustentável.

O consórcio sustentável permite planejar a aquisição de painéis solares, geradores eólicos e equipamentos de tratamento de água e esgoto, entre outras alternativas. Já o financiamento para energia solar é uma linha de crédito específica para a aquisição de tecnologias como sistemas de aquecimento, painéis fotovoltaicos ou sistemas de concentração de energia solar.

Com a disponibilidade de R$ 7,6 milhões na carteira de crédito sustentável, a Sicredi Pioneira RS já efetuou 41 operações de financiamento de energia solar e espera um grande crescimento para 2018. Por conta da crescente demanda, o Sicredi ampliou o prazo de pagamento da operação para até 100 meses, combinado com taxas de juros mais atrativas. Este novo prazo favorece os empreendimentos de projetos familiares, empresas de pequeno e médio porte e produtores rurais que tem sofrido o impacto dos recentes aumentos na conta de energia elétrica.

Na área de atuação da cooperativa, muitas empresas estão aderindo ao financiamento e investindo em uma energia limpa para seus empreendimentos. A rede Sinodal, com unidades em São Leopoldo e Portão, instalou os equipamentos de energia fotovoltaica com financiamento da Sicredi Pioneira RS. Segundo o administrador, João Antunes da Silva, a decisão do investimento passou por um período de pesquisa e amadurecimento. “Decidimos pelo investimento levando em consideração alguns pontos como, por exemplo, o custo da energia elétrica, que tem crescido em patamares elevados, uma possível redução expressiva da conta de luz e a possibilidade de fazer um planejamento de longo prazo com a economia na conta de luz”, afirma ele ao destacar que a entidade passará a utilizar energia renovável, que não agride o meio ambiente e, portanto, está de acordo com uma gestão preocupada com a sustentabilidade.

A cervejaria Edelbrau, de Nova Petrópolis, também apostou na energia solar visado a economia na energia elétrica. Com o financiamento da cooperativa, a empresa instalará 193 placas com tecnologia canadense e estima uma redução de 95% na conta da energia convencional. Com essa redução, o investimento deve ser recuperado em até sete anos. “Esse projeto vem para se juntar a outras iniciativas adotadas pela Edelbrau em anos anteriores, como uso de cisternas para captação de água da chuva, usada na limpeza geral da fábrica”, comenta Fernando Maldaner, um dos sócios ao destacar a preocupação ambiental da empresa.

Mais informações sobre as soluções para energia sustentável pelo e-mail cooperativa@sicredipioneira.com.br ou WhatsApp 54 9 9963 8245.

Botão Voltar ao topo