NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

Juíza federal Rafaela Santos Martins da Rosa é eleita presidente da AJUFERGS

Posse da nova diretoria está marcada para o dia 05/7

A juíza federal substituta Rafaela Santos Martins da Rosa foi eleita na terça-feira (05/6), a nova presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS). 63,28% dos associados – 131 votantes de um total de 207 aptos – escolheram a magistrada da chapa ‘AJUFERGS nos Trilhos’ para representar a classe no estado durante o biênio 2018-2020.

Rafaela, que substituirá o atual presidente, juiz federal Gerson Godinho da Costa, afirma ter recebido o resultado com um misto de alegria e responsabilidade. “O expressivo número de colegas que nos prestigiaram participando da votação, além de legitimar o trabalho que será desenvolvido pela chapa eleita, motiva ainda mais todos nós no empenho para a melhoria da realidade vivida pela Magistratura Federal Gaúcha”, relatou a presidente eleita.

Natural de Porto Alegre, Rafaela é juíza federal desde 2006. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é mestre em Direito pelas Universidades do Vale do Itajaí (SC) e de Alicante (Espanha). Ela atua como como diretora geral da ESMAFE/RS desde 2016 e será a segunda mulher na história a ocupar o mais importante cargo da Entidade – a primeira foi a juíza federal Carla Evelise Justino Hendges, em 2004.

Além da AJUFEGRS, Rafaela também ficará responsável por comandar a Escola Superior da Magistratura Federal no RS (ESMAFE/RS), a Escola dos Juízes Federais, junto com os colegas Fábio Soares Pereira, Maria Helena Rau de Souza e Thais Helena Della Giustina, que foram eleitos, respectivamente, diretor de ensino, diretora geral e diretora administrativa.

Conheça os novos diretores

Maria Helena Rau de Souza
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Helena é juíza federal aposentada. Atuou por mais de 20 anos na magistratura. Antes foi procuradora do município de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Exerceu a função de diretora do Foro da Seção Judiciário do RS entre 2001 e 2003. Atualmente é diretora de ensino da ESMAFE/RS, Escola que ajudou a fundar em 1997.

Fábio Soares Pereira
Juiz federal desde 2008, Pereira é mestre em Direito Pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Já jurisdicionou nas cidades de Foz do Iguaçu (PR), Santana do Livramento e Novo Hamburgo, até chegar à 15ª Vara Federal de Porto Alegre onde trabalha atualmente. Antes e ingressar na magistratura, foi Assistente de Procuradoria de Justiça no MP/RS e Procurador da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).

Thais Helena Della Giustina
Empossada em 2004, Thais ocupa atualmente o cargo de juíza federal substituta da 3ª Vara Federal de Porto Alegre. Formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), a magistrada iniciou a carreira na Subseção Judiciária de Santa Cruz do Sul. Antes, exerceu os cargos de assessora no Tribunal de Justiça do RS (TJRS) e de procuradora federal da Advocacia-Geral da União (AGU).

Também foram eleitos os novos membros dos demais cargos do Conselho Executivo, da Diretoria e do Conselho Fiscal:

Conselho Executivo

  • Presidente: RAFAELA SANTOS MARTINS DA ROSA
  • Vice-presidente Administrativo: ALESSANDRO DUTRA LUCARELLI
  • Vice-presidente de Patrimônio e Finanças: ALTAIR ANTONIO GREGORIO
  • Vice-presidente Cultural e da ESMAFE-RS: MARIA HELENA RAU DE SOUZA
  • Vice-presidente de Assuntos Institucionais: MARCEL CITRO DE AZEVEDO
  • Vice-presidente de Assuntos Jurídicos: MARCELO ROBERTO DE OLIVEIRA

Diretoria

  • Diretor Cultural: LADEMIRO DORS FILHO
  • Diretora Administrativa da ESMAFE-RS: THAIS HELENA DELLA GIUSTINA
  • Diretora de Ensino da ESMAFE-RS: FÁBIO SOARES PEREIRA
  • Diretora Social e de Benefícios: CARLA EVELISE JUSTINO HENDGES
  • Diretor de Esportes: BRUNO POLGATI DIEHL
  • Diretor de Assuntos do Interior do Estado: MARCELO FURTADO PEREIRA MORALES
  • Diretor de Assuntos Legislativos: RAFAEL MARTINS COSTA MOREIRA

Conselho Fiscal

  • MARCELO CARDOZO DA SILVA
  • EVANDRO UBIRATAN PAIVA DA SILVEIRA
  • ANDREIA CASTRO DIAS MOREIRA
Botão Voltar ao topo