Porto AlegreRio Grande do Sul

35ª Maratona de Porto Alegre acontece neste domingo

Será neste domingo, 10, a disputa da 36ª Maratona Internacional de Porto Alegre, com 10.200 inscritos na programação, número recorde de inscritos, sendo 5 mil somente na prova principal masculina. A tradicional corrida de rua, com 42.195 km, que terá representantes de seis países, onde os quenianos são considerados favoritos, tem sua largada às 7h30 no estacionamento do Barra Shopping Sul, Av. Diário de Notícias, após a prova feminina. A programação do evento inicia-se às 6h55, com a competição dos Cadeirantes e Especial. O evento é realizado pelo Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), apoio da prefeitura, com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na organização do trânsito e transporte. Apoios também da Guarda Municipal, Brigada Militar e Exército Brasileiro, com patrocínio da Unimed, que realiza o serviço médico oficial da maratona.
A maratona atinge principalmente vias das regiões Sul e Leste da cidade. Os bloqueios de ruas e desvios de trânsito, inclusive de linhas de ônibus, com transferência de pontos de terminais, iniciam-se na madrugada de domingo, prosseguindo até 13h30 em alguns locais. Os principais terminais de ônibus da área central não serão afetados.

Zigomar Galvão, gerente de Fiscalização de Trânsito, lembra que a maratona é um evento de toda a cidade: “Representa uma grande festa, de confraternização entre as pessoas, trazendo, também, milhares de turistas para Porto Alegre. É evidente que teremos muitas ruas bloqueadas e desvios de trânsito e no transporte. Mas isto faz parte da organização de um evento de grande porte, como acontece nas principais cidades do mundo, exigindo a compreensão de todos por algum tipo de desconforto momentâneo na circulação. Aém da divulgação antecipada sobre o evento,  tudo estará bem sinalizado, com a presença dos nossos agentes e dos demais apoiadores, localizados nos locais considerados mais críticos na circulação, para orientar os condutores e o público em geral”. Paulo Silva, diretor da programação da maratona, afirma que esta competição já está consolidada como evento de ponta no calendário internacional de corridas: “Claro que os quenianos são favoritos, entre eles o Elijah Chebonei, vencedor do ano passado. Mas teremos a participação de 40 atletas do grupo de elite das maratonas, prova da importância do evento, com percurso cada vez mais aprimorado no decorrer dos anos, tendo apoio fundamental da EPTC na organização do trânsito e do transporte”.

Horários de largada das provas:
– 6h55: Cadeirante e Especial;
– 7h: Maratona Feminina;
– 7h30: Maratona Masculina (42,196 km) e Meia Maratona de Porto Alegre;
– 7h45: Rústica (7,5 km).
Percurso da maratona – Largada às 7h30 no estacionamento do Barra Shopping Sul, percorrendo as  seguintes vias, exigindo bloqueios e desvios de trânsito e transporte: Diário de Notícias, Wenceslau Escobar, Sgt. Nicolau Dias de Farias, Copacabana, Guaíba, Diário de Notícias, Padre Cacique, Carlos Medina, Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto, Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva, Rótula das Cuias, Edvaldo Pereira Paiva, Rótula do Gasômetro, Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Sarmento Leite, Irmão José Otão, Vasco da Gama, Goethe, Castro Alves, Goethe, Mariante, Viaduto Tiradentes, Silva Só, Princesa Isabel, Azenha, Érico Veríssimo, Ipiranga, Érico Veríssimo, Botafogo, Praia de Belas, Aureliano de Figueiredo Pinto, Érico Veríssimo, Ipiranga, Érico Veríssimo, Aureliano Figueiredo Pinto, Praia de Belas, Borges de Medeiros, Praça Açorianos, Loureiro da Silva, Loureiro da Silva, Pres. João Goulart, João Manoel, Mauá, Pres. João Goulart, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique, Diário de Notícias, com chegada no Barra Shopping Sul.
Botão Voltar ao topo