Rio Grande do SulSanta Catarina

Espetáculos e programação da 18ª Mostra EmCenaCatarina

A primeira etapa acontece em Concórdia (20 a 22/06), Chapecó (21 a 23/06), Lages (22 a 24/06), Florianópolis (23 a 25/06) e Blumenau (24 a 26/06), com entrada gratuita

De junho a novembro, o projeto percorrerá 24 cidades catarinenses, com mostras de artes cênicas, que contemplam apresentações de teatro, circo e bate-papo com os artistas.

Os espetáculos “Das Águas”, da Cia Carona de Teatro, de Blumenau e “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela, de Criciúma foram os selecionados pelo Sesc para percorrer o Estado na 18ª Mostra EmCenaCatarina. Neste ano, o projeto acontece em seis etapas que levam as mostras de artes cênicas a 24 cidades até novembro. Em cada município são três dias de consecutivos de programação, com apresentações seguidas por bate-papo, em que os artistas compartilham um pouco da sua pesquisa e dialogam sobre as temáticas abordadas em cena, com a mediação de um convidado em cada local.

Em 2018 o Sesc aprofundou o olhar sobre os diferentes públicos e produções artísticas do Estado, com uma novidade: a seleção de outros seis espetáculos para a abertura da mostra em cada uma das etapas. Desta forma, amplia a participação de artistas catarinenses no projeto e valoriza as diferentes potencialidades de cada localidade.

Por região, circulam os trabalhos: “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina (de Florianópolis); “Visagem”, da Cia ContaCausos (de Chapecó); “O Segredo de Giselle”, com a Palhaça Barrica (de Chapecó); “Clov´s O Internacionável”, da Cia. Teatro Lá Nos Fundos (de Criciúma); “#Mergulho – Experiência teatral para crianças”, da Eranos Círculo de Artes (de Itajaí); e “Provisoriamente não cantaremos o amor…”, com a Traço Cia de Teatro (de Florianópolis).

A primeira etapa acontece em Concórdia (20 a 22/06), Chapecó (21 a 23/06), Lages (22 a 24/06), Florianópolis (23 a 25/06) e Blumenau (24 a 26/06), com entrada gratuita. A programação detalhada pode ser consultada em https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina.

Nestas cidades, a mostra abre com o teatro “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina. Neste solo, a artista confronta as lembranças das histórias de guerra contadas pela avó imigrante polonesa com suas diversas versões, fundindo os fatos e fábulas de sua família com questões íntimas e coletivas. Ela usa a linguagem do teatro de bonecos e recursos audiovisuais neste trabalho. O espetáculo tem a duração de 60 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir de 16 anos.

No segundo dia de programação sobe ao palco o espetáculo dramático “Das Águas”, da Cia Carona, resultado da pesquisa promovida pelo grupo, tomando como ponto de partida uma hipotética situação onde “a chuva não para”. Qualquer semelhança com a realidade local, de tantas enchentes ao longo da história de Blumenau e região, é pura interdependência, já que todos os integrantes têm histórias a respeito desses dias de lama. Mas, não se resume a uma história local, é água que corre mundo afora. O espaço cênico onde “Das Águas” se desenrola é uma arena total, dispondo o espectador muito próximo deste afogamento. O espetáculo tem a duração de 65 minutos e classificação indicativa para pessoas a partir de 12 anos.

O encerramento da mostra é com a peça “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela. Na trama, os “Guardadores de Tempo”, são dois seres atemporais e imaginários, que viajam pelo universo em busca de capturar todos os tipos de tempo. Em cada lugar que aportam, o procedimento padrão ditado pelo seu patrão, o relógio, é realizado e assim um novo tempo é capturado. O espetáculo tem classificação indicativa livre e a duração de 45 minutos.

Há 18 anos na estrada, a Mostra EmCenaCatarina é o maior projeto de circulação de espetáculos de artes cênicas Santa Catarina, que fomenta e valoriza a cultura local. A cada ano, são escolhidos para compor o circuito trabalhos de grupos e/ou artistas catarinenses, podendo ser espetáculos ou performances de teatro, circo ou dança. Nesta edição a curadoria foi formada por: Prof. Dr. Nini Beltrame (Udesc), Melize Carolina Rocha (Técnica de Cultura e Educação Complementar do Sesc Balneário Camboriú), Elizandra Prestes (Gerente do Sesc Ler Tijucas), Emanuele Weber Mattiello (Analista de Programação Social do Sesc-SC). Foram recebidas 133 propostas, provenientes de 21 municípios catarinenses e selecionados oito trabalhos. Todas as propostas foram recebidas através da Plataforma IdCult.Sesc conforme regulamento público.

“Em Santa Catarina a Mostra foi fundamental para a formação de público e para o desenvolvimento de vários dos mais importantes grupos e artistas do estado, desenvolvendo e ampliando o mercado. Além de valorizar as produções artísticas de diferentes regiões, as ações também possibilitam que a população de 24 cidades tenha acesso a espetáculos, que se não fosse pelo Sesc, muito dificilmente chegariam a suas localidades”, declara Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc/SC.

+ Sobre os espetáculos (sinopses, fichas técnicas, classificação indicativa):

Das Águas – Foto: Isabel Bugmann

“DAS ÁGUAS”, DA CIA CARONA DE TEATRO, DE BLUMENAU
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina-das-aguas
Vídeo teaser: https://www.youtube.com/watch?v=XS-qW1B94Qw

Para Contar estrelas – Foto: Antonio Rozeng

“PARA CONTAR ESTRELAS”, DO GRUPO CIRANDELA
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina-pra-contar-estrelas
Vídeo teaser: https://youtu.be/r8l5ZgXdMyg

Poses para (não) esquecer -Foto: Bruno Ropelato

“POSES PARA (NÃO) ESQUECER”, DE HELOÍSA MARINA (FLORIANÓPOLIS)
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/mostra-emcenacatarina-poses-para-nao-esquecer
Vídeo teaser: https://www.youtube.com/watch?v=nOdyx4fZr08

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

Concórdia:
Local: Teatro Maria Luiza de Mattos (Rua Abramo Eberle, 322 – Centro)
20/06, às 20h, no Teatro Maria Luiza de Mattos: Poses para (não) esquecer
21/06, às 20h, no Teatro Maria Luiza de Mattos: Das Águas
22/06, às 20h, no Teatro Maria Luiza de Mattos: Para Contar Estrelas

Chapecó:
21/06, às 19h30, no Teatro Sesc (Rua Brasília, 475-D – J. Itália): Poses para (não) esquecer
22/06, às 19h30, no Teatro Municipal do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês (Assis Brasil, 20 D – Centro): Das Águas
23/06, às 19h30, no Teatro Sesc: Para Contar Estrelas

Lages:
22/06, às 20h: Teatro Municipal Marajoara (R. Pres. Nereu Ramos, 64 – Centro): Poses para (não) esquecer
23/06, às 20h, no Teatro Municipal Marajoara: Das Águas
24/06, às 16h, no Centro Cultural Vidal Ramos (Rua Vidal Ramos Junior, 152): Para Contar Estrelas

Florianópolis:
Local: Teatro Sesc Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100 – Centro)
23/06, às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Poses para (não) esquecer
24/06, às 20h, no Teatro Sesc Prainha: Das Águas
25/06, às 15h, no Teatro Sesc Prainha: Para Contar Estrelas

Blumenau:
24/06, às 15h, na Fundação Cultural de Blumenau (R. XV de Novembro, 161 – Centro): Poses para (não) esquecer
25/06, às 20h30, no Galpão da Arquitetura da FURB-Universidade Regional de Blumenau (Rua Antônio da Veiga, 140): Das Águas
26/06, às 14h30, na Fundação Cultural de Blumenau: Para Contar Estrelas

*Após os espetáculos haverá um bate-papo com o público mediado por um convidado local.
**Ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes no local do evento.
***Confira sinopse e classificação indicativa no site www.sesc-sc.com.br

Botão Voltar ao topo