Rio Grande do Sul

Vacina da gripe será liberada para a população de Esteio na segunda-feira

Com o término, nesta sexta-feira (22), do período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a população em geral poderá, a partir da segunda-feira (25), se imunizar contra a doença nas 10 unidades de saúde que aplicam a vacina em Esteio. Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 20,7 mil doses já foram aplicadas no Município desde o início da mobilização, no final de abril, sendo 14,9 mil para os grupos prioritários (80,55% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde).

Durante a campanha, a proteção era aplicada, por determinação do Ministério, em crianças de seis meses a cinco anos de idade incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, indígenas, profissionais da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas privadas de liberdade (dentre eles adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas) e profissionais do sistema prisional. Posteriormente, o público foi ampliado para crianças menores de 10 anos e pessoas acima dos 50 anos. No caso de portadores de doenças crônicas de qualquer idade, era necessário apresentar receita médica solicitando a vacina ou ir diretamente na UBS onde tem cadastro de tratamento contínuo, inclusive no caso de atendidos pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), que aplica a imunização para seus usuários.

Pessoas que estiverem acamadas, impossibilitadas de comparecer às UBSs, podem ser vacinadas em casa. Para isso, é necessário entrar em contato com a Vigilância em Saúde, pelo telefone 3033-1207, para agendar o atendimento.

Botão Voltar ao topo