Rio Grande do Sul

Sebrae/SC lança Plano de Desenvolvimento Econômico em Balneário Camboriú

Na tarde desta terça-feira, 26, o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, realizou o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM). O evento foi realizado no Teatro Bruno Nitz e reuniu autoridades, representantes de entidades de classe e empresários. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, uma inciativa da entidade, que visa incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios.

Para a elaboração do PEDEM serão realizadas análises, diagnósticos e seminários para identificar os potenciais econômicos do município. Serão trabalhados os eixos econômicos, onde o objetivo será identificar os fatores facilitadores e os restritivos, bem como, definir a visão de futuro e as estratégias relacionadas para fortalecer cada setor econômico da cidade. “A primeira reunião deve ocorrer nos próximos dias e o engajamento das entidades de classe e dos empreendedores é de extrema importância”, destaca o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade, Miro Teixeira.

De acordo com o Coordenador do Sebrae/SC da Foz do Itajaí, Alcides Sgrott Filho, dentro do programa Cidade Empreendedora, existem onze eixos de atuação e 34 ações estratégicas, sendo que muitas já estão em execução, como é o caso da Sala do Empreendedor, inaugurada recentemente e que dá mais agilidade nas demandas de abertura de empresa. “O PEDEM é uma importante ferramenta que dará uma visão de longo prazo para BC e traçará as diretrizes para um desenvolvimento econômico sustentável. Com essas informações ficará mais fácil traçar as políticas públicas para os setores em expansão com um grau de aceitabilidade maior”, comenta.

Fabrício Oliveira, Prefeito do município, destacou que Balneário Camboriú é uma cidade diferenciada e que vem ganhando cada vez mais destaque com suas peculiaridades. “Este documento irá agregar para que BC possa crescer ainda mais economicamente e seja referência na área empreendedora, assim como no turismo e construção civil. Temos potencial para este feito e a união dos empresários será a peça chave para melhorar o ambiente de investimento e de geração de empregos da cidade”, finaliza.

Relatório ‘Balneário em Números’

O evento também foi marcado pela entrega do relatório ‘Balneário Camboriú em Números’, que apresenta indicadores da cidade e sugere algumas bases para a tomada de decisões dos gestores públicos. O relatório estará disponível a partir da próxima semana no site da Prefeitura para consulta da comunidade.

Informações e fotos: Na Mídia Comunicação

Botão Voltar ao topo