Porto AlegreRio Grande do Sul

Open_Feira de Design comemora resultados

A segunda edição especial da Open_Feira de Design em parceria com a Unisinos ocorreu no sábado, 23 de junho, e a organização comemora os resultados: foram mais de 7 mil visitantes que circularam pelo evento. A diretora da Maria Cultura e curadora da feira, Camila Farina, comenta que a Open atingiu recordes nessa edição, pois recebeu pela primeira vez 124 expositores, quando a média das edições especiais até então girava em torno de 70 a 90 marcas e a edição mensal no Pátio Ivo Rizzo alcança o número de 40 marcas. O fenômeno se deve muito também, segundo ela, a uma entrada de expositores de fora do RS e provavelmente a repercussão sobre resultados da feira no mercado do design independente. A Open Unisinos da última semana apresentou uma média de 50 vendas por expositor, com ticket médio entre R$ 100,00 e R$ 600,00 – número apurado nas pesquisas realizadas pela produtora após cada feira.

O design, e especialmente, o design independente, é uma das áreas que mais impulsiona a economia criativa no mundo. Vista como um dos campos mais proeminentes da atualidade, a economia criativa não apenas gera renda, as também o estabelecimento de redes colaborativas que transpõem as fronteiras territoriais. Os produtos dessa economia carregam, ao mesmo tempo, fortes traços do imaginário local, mas, ao mesmo tempo, conectados com o que está acontecendo em outros territórios.

De acordo com a coordenadora das Especializações em Design Estratégico e Empreendedorismo Criativo e professora dos cursos de Bacharel em Moda e Bacharel em Design, a Profa Dra Paula Visoná, “essas relações intangíveis são a grande esfera de valor que envolve os produtos da economia criativa, e é fundamental existir projetos que mostrem isso, valorizando produtos, produtores e propostas e, ao mesmo tempo, possibilitando a conexão com o público”. “A Open Feira de Design é, atualmente, o maior projeto que Porto Alegre possui – e, provavelmente, o estado do RS – com esse objetivo”, afirma. A feira tem tido tamanho êxito que já chama a atenção de produtores (criativos), de outros territórios nacionais e internacionais, como o Chile, que participou da feira com a marca BW Fenders. Em outubro, a universidade receberá mais uma edição do evento, com data a ser confirmada em breve. No Pátio Ivo Rizzo, a feira ocorre 21 de julho. Criada, desenvolvida e realizada pela agência cultural Maria Cultura, a Open  tem como objetivo movimentar e desenvolver o mercado criativo, trazendo ao público produtos do design independente e incentivando as marcas do setor. Inspirada nas feiras de design de Palermo, em Buenos Aires, a Open já reuniu desde sua primeira edição em dezembro de 2015 um público de 75.000 pessoas e mais de 1000 expositores.

// Manifesto pelo Design // OPEN FEIRA DE DESIGN

Queremos design. Queremos produtos que contem histórias e que assim colaborem com as nossas. Queremos estimular o consumo consciente. Queremos causar surpresa com presentes que sejam úteis. E além de tudo queremos incentivar novos criadores abrindo espaço para novos fluxos econômicos. Queremos fazer parte da mudança e conviver com pessoas que também pensem como a gente.

Botão Voltar ao topo