Rio Grande do Sul

Programa Gramado Colônia é destaque em seminário

O programa Gramado Colônia é considerado case de sucesso e exemplo para outros municípios. O assunto foi tema de palestra no Seminário de Desenvolvimento do Turismo Rural e de Base Comunitária, que reuniu cerca de 150 pessoas, em Pomerode (SC), na última semana.

A convite da Prefeitura da cidade, o Secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, apresentou sobre a política pública de incentivo ao desenvolvimento rural e turístico das comunidades do interior de Gramado. O convite surgiu quando autoridades de Pomerode vieram ao munícipio no início do ano. O programa Gramado Colônia é, segundo as autoridades de Pomerode, uma das referências para a criação de dois novos roteiros turísticos da cidade.

“Além de agregar valor aos nossos produtos e agricultores, isso mostra que estamos no caminho certo. Gramado é exemplo para outras cidades. Foi também um momento de troca de experiências e reflexão do que ainda podemos melhorar”, comenta o secretário Alexandre.

Sobre o programa

O Gramado Colônia foi aperfeiçoado e implantado em dezembro de 2017 por meio de lei municipal. O programa visa ampliar o auxílio à agricultura familiar e o desenvolvimento da produção rural pela agregação de valor às matérias-primas. Ao aderirem ao programa, os produtores recebem incentivo para a formalização dos empreendimentos e apoio para divulgação e comercialização dos produtos. O município também tem autorização para custear projeto arquitetônico de regularização ou construção, Plano de Prevenção Contra Incêndio – PPCI e Laudos de Licenciamento Ambiental. O município possui 91 agroindústrias. Dessas, 50 estão formalizadas. Outras 33 estão no processo de legalização utilizando o Gramado Colônia.

Botão Voltar ao topo