Rio Grande do Sul

Memorial eterniza legado do ex-deputado Júlio Redecker

Na noite desta quinta-feira (12), dia em que o ex-deputado federal Júlio Redecker completaria 62 anos, a família do parlamentar lançou um pioneiro memorial virtual em sua homenagem. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções da FIERGS, na presença de familiares, amigos, apoiadores e lideranças políticas.

A esposa do deputado, Salete Redecker, disse que desde o acidente a família sempre recebeu inúmeras manifestações de carinho e apoio, que foram guardadas e agora serão valorizadas no memorial. “Percebemos que a tristeza que estávamos sentindo não era somente nossa. Recebemos muito carinho e afeto em todo esse período e tudo o que recebemos, desde mensagens, placas, pronunciamentos, tudo foi guardado”, disse ela.

Ao lado da família, no palco, ela apresentou os filhos, netos, nora e genros, frutos de um relacionamento de mais 30 anos. “Passados esses onze anos e essas lembranças, o objetivo final é renovar as crenças do Júlio de que a família é a base de tudo, que é possível fazer política com ética, pensando nas pessoas e que todos nós podemos trabalhar por um Brasil mais justo e melhor para todos. Esse era o maior objetivo dele”, afirmou.

Durante o evento de lançamento, conteúdo que está no memorial virtual foi exposto ao público

Conforme o filho e deputado estadual Lucas Redecker, o memorial foi motivado pelas lembranças e histórias com o parlamentar que continuam chegando, mesmo onze anos depois da sua morte. “Ele era uma pessoa única, onde ele chegava preenchia o ambiente e cultivava rapidamente a amizade com as pessoas. Não há um lugar que eu vá, que não se fale do Júlio Redecker”, afirmou. Ele afirmou que a família demorou um pouco para conseguir construir o memorial, em virtude do impacto com a perda. “Com o tempo, as feridas vão sendo curadas, a presença física se distancia, mas a saudade aumenta. Acho que o memorial nos dá a condição de nos aproximarmos novamente fisicamente e de rever estes exemplos deixados por ele como pai, como amigo, como político”.

O Memorial Júlio Redecker pode ser acessado através do endereço www.memorialjulioredecker.com.br. Nele, estão contidos pronunciamentos, projetos de lei, fotos, depoimentos e toda a trajetória política e história de vida do deputado. O memorial também é interativo, e está preparado para receber novas contribuições, como fotos vídeos e depoimentos. A intenção da família é mantê-lo em permanente atualização.

Saiba mais sobre Júlio Redecker

Júlio Redecker

Júlio Redecker foi deputado federal no período compreendido entre 1995 e 2007. Era também advogado, professor universitário e empresário. Natural de Taquari, era casado com a pedagoga Salete Bello Redecker, com quem teve três filhos: Lucas, Mariana e Victória.

No dia 17 de julho de 2007, a trajetória em ascensão do parlamentar foi interrompida pelo trágico acidente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com o avião da TAM e que vitimou 199 pessoas, incluindo o deputado. Ele tinha 51 anos na época.

Botão Voltar ao topo