DestaqueRS

Farroupilha Colonial é o novo roteiro turístico do município

Sentir o cheiro da grama, escutar o som dos pássaros, provar comidas cheias de sabor, contemplar o movimento das águas que formam uma cachoeira, ouvir lendas em meio à natureza. Por estarem ligadas a um estilo de vida mais sustentável, experiências como essa estão se tornando tendência mundial e abrindo espaço para o turismo rural. A modalidade valoriza o contato direto com a natureza, a simplicidade, a paisagem, a culinária caseira e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos.

farroupilha colonial1 - Farroupilha Colonial é o novo roteiro turístico do município
O Farroupilha Colonial agrega todos os traços de um bom roteiro de turismo rural, passando por sete pontos de visitação. São eles, a Casa Canjerana (Linha Boêmios), o Acervo da Bea (Nova Milano), o De Luca Gastronomia Caseira (Nova Sardenha), a Vinícola De Cezaro (Rio Caçador), a Casa da Cultura Sueca (Linha Jansen), o Espaço Biazolli (Linha Jacinto) e o G Parque (Rio Branco), localizados nos 2º, 3º e 4º distritos de Farroupilha

Além de proporcionar dias diferentes e fazer com quem os visitantes voltem para suas casas com a bagagem cheia de novas energias, o turismo rural é uma possibilidade de renda adicional para as comunidades locais, auxiliando na valorização patrimonial e dos produtos do região e, é claro, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Publicidade

Pensando nisso, a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Rural, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha e da Emater/RS-Ascar, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Assim, trabalhadores rurais que desejavam utilizar suas propriedades como atrativos de lazer e entretenimento e ainda diversificar a renda familiar, iniciaram o curso de Turismo Rural.

Desde abril de 2017, mais de dez famílias de Farroupilha participaram de dez módulos de qualificação sobre diversos assuntos ligados à temática, como o planejamento, organização da propriedade, implantação de pousadas, acolhida, roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas, implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato, cozinha rural, culinária e restaurantes rurais. Desses encontros de muito aprendizado, ideias inovadoras surgiram e a raiz empreendedora dos participantes fez nascer um novo roteiro turístico: o Farroupilha Colonial, um verdadeira imersão no modo de vida de quem chegou a esta terra e a fez prosperar. Ele será lançado oficialmente na próxima sexta-feira, 17, às 14h, no Espaço Biazolli, com a presença das sete famílias que estão abrindo as portas de suas propriedades para quem quer viver dias especiais em Farroupilha.

Publicidade
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios