DestaqueRS

Farroupilha Colonial é o novo roteiro turístico do município

Sentir o cheiro da grama, escutar o som dos pássaros, provar comidas cheias de sabor, contemplar o movimento das águas que formam uma cachoeira, ouvir lendas em meio à natureza. Por estarem ligadas a um estilo de vida mais sustentável, experiências como essa estão se tornando tendência mundial e abrindo espaço para o turismo rural. A modalidade valoriza o contato direto com a natureza, a simplicidade, a paisagem, a culinária caseira e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos.

farroupilha colonial1 - Farroupilha Colonial é o novo roteiro turístico do município
O Farroupilha Colonial agrega todos os traços de um bom roteiro de turismo rural, passando por sete pontos de visitação. São eles, a Casa Canjerana (Linha Boêmios), o Acervo da Bea (Nova Milano), o De Luca Gastronomia Caseira (Nova Sardenha), a Vinícola De Cezaro (Rio Caçador), a Casa da Cultura Sueca (Linha Jansen), o Espaço Biazolli (Linha Jacinto) e o G Parque (Rio Branco), localizados nos 2º, 3º e 4º distritos de Farroupilha

Além de proporcionar dias diferentes e fazer com quem os visitantes voltem para suas casas com a bagagem cheia de novas energias, o turismo rural é uma possibilidade de renda adicional para as comunidades locais, auxiliando na valorização patrimonial e dos produtos do região e, é claro, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Pensando nisso, a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Rural, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha e da Emater/RS-Ascar, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Assim, trabalhadores rurais que desejavam utilizar suas propriedades como atrativos de lazer e entretenimento e ainda diversificar a renda familiar, iniciaram o curso de Turismo Rural.

Desde abril de 2017, mais de dez famílias de Farroupilha participaram de dez módulos de qualificação sobre diversos assuntos ligados à temática, como o planejamento, organização da propriedade, implantação de pousadas, acolhida, roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas, implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato, cozinha rural, culinária e restaurantes rurais. Desses encontros de muito aprendizado, ideias inovadoras surgiram e a raiz empreendedora dos participantes fez nascer um novo roteiro turístico: o Farroupilha Colonial, um verdadeira imersão no modo de vida de quem chegou a esta terra e a fez prosperar. Ele será lançado oficialmente na próxima sexta-feira, 17, às 14h, no Espaço Biazolli, com a presença das sete famílias que estão abrindo as portas de suas propriedades para quem quer viver dias especiais em Farroupilha.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios