Rio Grande do SulSanta Catarina

Dia Folclórico reúne mais de 500 dançarinos em Dois Irmãos

O 9º Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs reuniu mais de 500 dançarinos no último sábado (18), no Centro da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Dois Irmãos, no Centro da cidade. Os dançarinos eram de 18 diferentes grupos de 15 cidades do Rio Grande do Sul e Santa catarina. Na abertura do evento, a prefeita Tânia Terezinha da Silva ressaltou que este encontro mantém viva a história e cultura dos imigrantes alemães.

A programação começou às 9h30 com recepção dos grupos folclóricos. Na sequência ocorreu a abertura oficial prevista e, na sequência, começaram as apresentações. Ao meio-dia foi servido almoço. À tarde, teve apresentação da peça teatral “Esperando O Thiltapes” da Companhia Curto Arte. Logo após, apresentações de danças. O evento foi promovido pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenblume em parceria com a Prefeitura de Dois Irmãos.

Grupo completa 30 anos

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenblume, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Dois Irmãos (IECLB), existe desde outubro de 1988. Atualmente, é composto por duas categorias, infantil e juvenil, com crianças a partir de 3 anos. O nome foi escolhido, pelos primeiros componentes do grupo – Sonnenblumne – que significa girassol. O grupo também faz parte da Associação Cultural Gramado – Departamento de Danças Folclóricas Alemãs que atualmente, juntamente com, os Estados Unidos e o Cazaquistão é mais uma representante, fora da Alemanha, da instituição, DGV – Deutsche Gessellschaft für Volkstanz. Fazem parte da Associação Cultural Gramado, os grupos de danças folclóricas alemãs de todo o Brasil. O repertório de danças do grupo é trazido dos cursos que são disponibilizados em Gramado, com professores trazidos da Alemanha. O traje é um Türingische Tracht, ou seja, traje da Turingia. O traje é especificamente das proximidades de Eisenach, cidade onde Martin Lutero traduziu para o alemão o Novo Testamento da Bíblia, no castelo de Wartburg.

Botão Voltar ao topo