Rio Grande do Sul

Bandas Marciais Escolares desfilam neste sábado (25) em Nova Petrópolis

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto promove o desfile de Bandas Marciais Escolares de Nova Petrópolis no próximo sábado, 25 de agosto, na Avenida 15 de Novembro. A comunidade está convidada para prestigiar os 220 estudantes que integram as 11 Bandas Marciais Escolares, a partir das 15h. A atividade é preparatória para o Desfile Cívico da Semana da Pátria. Em caso de chuva, o evento será transferido para domingo, 26 de agosto, também às 15h. Se neste dia também chover, o desfile será cancelado.

No desfile, as bandas das Escolas Municipais Pedro Beck Filho, Augusto Guilherme Gaedicke, Otto Hoffmann e Luiz Loeser, além dos colégios particulares Frederico Michaelsen e Bom Pastor e dos Estaduais Padre Werner e Piá, regidas pelo coordenador de Atividades Extracurriculares de Nova Petrópolis, Jessé da Conceição, e as bandas das Escolas Estaduais 1º de Maio, Padre Amstad e São José, regidas por Leandro Sudbrack, iniciarão em pontos diferentes da Avenida 15 de Novembro, culminando em um grande encontro de músicos em frente ao Monumento Portal da Imigração Alemã.

O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, enaltece que as bandas escolares desempenham um papel fundamental na formação educacional e cultural dos estudantes. “É uma atividade desafiadora, que promove uma integração entre as escolas e instiga os jovens a aprenderem a se ajudar e desenvolver uma atividade em conjunto”, enfatiza Lawrenz.

No dia 2 de setembro, a partir das 9h40, está programado o Desfile Cívico da Semana da Pátria 2018, na Avenida 15 de Novembro, no trecho entre a Avenida 3 de Maio e a Rua Rio Branco. As 11 Bandas Marciais Escolares também irão participar do momento cívico. Em caso de chuva, fica transferido para 7 de setembro e, caso chova novamente, será no dia 9.

As Bandas Marciais Escolares foram reativadas em 2018 nas instituições de ensino de Nova Petrópolis. O feito foi alcançado graças ao investimento de R$ 47.104,60 da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que adquiriu 300 instrumentos musicais e disponibilizou dois regentes que realizam ensaios com os estudantes. O projeto envolve escolas Municipais, Estaduais e Particulares.

Botão Voltar ao topo