Porto AlegreRio Grande do Sul

SPA Brasil projeta investir R$ 30 milhões em UVRs no RS

A empresa SPA Brasil, especializada em sistemas de proteção ambiental, projeta investir R$ 30 milhões em unidades de recuperação de vapor (UVRs). O equipamento consiste em retirar da atmosfera todo o vapor produzido por hidrocarbonetos no carregamento e descarregamento de combustíveis em distribuidoras e postos de gasolina. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (23) pela empresa gaúcha à Sala do Investidor, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (Sdect).

O sistema completo é formado por um módulo de refrigeração e outro de condensação, podendo ser acoplado em terminais rodoviários, ferroviários e postos de combustíveis. Na primeira fase, a ideia é instalar o equipamento em quatro distribuidoras de Porto Alegre. A segunda etapa será atender todo o estado e demais regiões do país.

O URV possui tecnologia para recuperar o vapor de qualquer tipo de derivado do petróleo, etanol e biocombustível. A proporção média de recuperação é de 1.3 litro para cada mil litros de combustível descarregado. Somente para comparar, a carga de gasolina mensal que é descarregada em todos os 3.175 postos de combustíveis do RS – em torno de 396 milhões de litros – resulta em quase 400 mil litros dispensados na forma de vapor na atmosfera.

Por ter uma tecnologia avançada, a recuperação do vapor pode ser monitorado online pelos órgãos de fiscalização ambiental. Além dos benefícios ambientais, o equipamento ainda protege a saúde do trabalhador que tem contato diário com os produtos.

Empregos

A expectativa da empresa é gerar 105 novos postos de trabalho entre empregos diretos e indiretos. “Entendemos que para obtermos projeção nacional e internacional, necessitamos do apoio do Estado e de linhas de investimento que possam impulsionar esta tecnologia”, disse o diretor-presidente da SPA Brasil, Dante Bellini.

O equipamento testado desde a década de oitenta até 2002 já chega ao mercado com o aval da Petrobrás Distribuidora. Em testes de análise feitos pela estatal, o índice de eficiência da URV atinge 99,98%.

Botão Voltar ao topo