Rio Grande do Sul

Alunos de Esteio disputam partida de xadrez no Jedes

Os tabuleiros tomaram conta do ginásio Municipal Edgar Piccioni, em Esteio, na manhã desta terça-feira (18), quando cerca de 58 alunos de oito escolas públicas e particulares do município participaram do torneio de Xadrez no Jogos Estudantis de Esteio (Jedes) 2018. A modalidade contou com quatro categorias: pré mirim, mirim, infantil e juvenil. Os destaques foram o Centro Municipal de Educação Básica Oswaldo Aranha, Colégio La Salle Esteio e a Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva.

Para o professor Juliano Marques, da Escola Técnica de Ensino Bernardo Vieira de Mello, que foi treinador das equipes campeãs em 2015 e 2016, o xadrez vai além de ser apenas um esporte. “Ele auxilia no cotidiano e nas decisões, fazendo com que o aluno aprenda a ser mais paciente”, ressaltou o professor. Juliano acrescentou ainda que o esporte pode ser visto como um bom investimento. “Além disso, o xadrez tem se tornado financeiramente atraente. Existem diversos torneios hoje em dia. É um esporte com muitas possibilidades”, disse.

Os Jedes são promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Podem participar das competições, alunos regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de Esteio, que possuam aulas de Educação Física. Os jogos começaram com o Badminton, Depois, foi a vez das partidas de Handebol. Competições de Voleibol, Futsal, Futebol, Basquete e Atletismo (rústica) também estão previstas.

 Resutados 
Categoria Pré mirim

Campeão: Marco Martins – CMEB Oswaldo Aranha
Vice-campeão: Kaiky Calvete – CMEB Oswaldo Aranha
Terceiro lugar: Oliver Vambomel – CMEB Oswaldo Aranha

Categoria Mirim.
Campeão: Gabriel Flain – CMEB Colégio La Salle
Vice-campeão: João Martins – CMEB Oswaldo Aranha
Terceiro lugar: Any Linhares – CMEB Oswaldo Aranha

Categoria Infantil
Campeão: João Vitor Dornelles – EEEM Caetano Gonçalves
Vice-campeão: Thor Ramos – EEEM Caetano Golçalves
Terceiro lugar: Felipe Spolidoro – CMEB Oswaldo Aranha

Categoria Juvenil
Campeão:
 Raphael Ramos – CMEB Oswaldo Aranha
Vice-campeão: Adriano Nunes – EEM Caetano Gonçalves
Terceiro lugar: Nathan Solano – ETE Bernardo Vieira de Mello

Botão Voltar ao topo