Variedades

Arábia Saudita lança novo processo de visto com evento de Fórmula E

A Arábia Saudita abrirá as fronteiras aos fãs de atrações esportivas, musicais e culturais ao vivo pela primeira vez com o lançamento de um novo processo de solicitação de visto on-line dedicado a receber turistas internacionais. A nova plataforma de solicitação de visto, intitulada “Sharek”, será apresentada para a edição inaugural do Saudia Ad Diriyah E-Prix, prova de abertura da temporada 2018/19 da ABB FIA Fórmula E. A corrida ocorrerá em um local histórico tombado pela UNESCO na periferia de Riad no dia 15 de dezembro de 2018.

A cidade histórica de Diriyah, primeira sede de poder dos reis da Arábia Saudita, fará história mais uma vez ao sediar o maior festival de automobilismo, música ao vivo e entretenimento já visto no país, incluindo muitas emoções na pista e apresentações de astros internacionais ao longo de três dias.

Com a participação de grandes nomes da Fórmula E como Felipe MassaSusie Wolff e André Lotterer, a nova plataforma “Sharek” foi anunciada hoje no local como parte do plano saudita Visão 2030. Os organizadores esperam que um grande número de torcedores estrangeiros realize o processo de visto on-line e viaje ao país para assistir à estreia da Fórmula E no Oriente Médio e à primeira participação do renovadíssimo carro Gen2 no início da quinta temporada.

Em um evento repleto de pioneirismos, o Ad Diriyah E Prix marcará a primeira vez em que viajantes estrangeiros poderão entrar na Arábia Saudita de forma tão rápida e descomplicada. Tudo em um momento em que o país abre as portas ao turismo esportivo. O compromisso do reino com o turismo, um alicerce da Visão 2030, e a importância da Fórmula E para o calendário esportivo, social e empresarial da região foram reforçados pelo anúncio de que a Saudia, transportadora aérea nacional da Arábia Saudita, é a nova parceira aérea oficial da ABB FIA Formula E e patrocinadora do nome da prova.

“Este é um momento verdadeiramente revolucionário para a Arábia Saudita e que podemos dividir com o mundo”, afirmou Sua Alteza Real o Príncipe Abdulaziz Bin Turki AlFaisal Al Saud, vice-presidente da Autoridade Geral de Esportes da Arábia Saudita. “É muito apropriado que um esporte tão futurista e sustentável quanto a Fórmula E esteja apontando para a direção futura do nosso país. Naturalmente, ter a Saudia, nossa transportadora aérea nacional, como a nova patrocinadora do nome da prova sinaliza nossa intenção de alcançar e convidar torcedores à nossa capital histórica e original.”

“A Arábia Saudita é o lar de literalmente milhões de jovens torcedores de automobilismo”, prosseguiu. “Muitos deles simplesmente não conseguem acreditar que Felipe Massa dirigiu o carro Gen2 pelas ruas da capital hoje e que agora eles têm uma corrida em casa no calendário da Fórmula E. Tudo isso já está criando empolgação, sobretudo porque também teremos shows de música ao vivo na lista de atrações do fim de semana.”

“Graças ao lançamento do ‘Sharek’, nosso processo de solicitação de visto para torcedores do mundo todo, podemos divulgar o evento”, acrescentou. “Esperamos que o Saudia Diriyah E Prix receba torcedores de todo o mundo na Arábia Saudita para assistirem a este épico espetáculo esportivo, já que agora o ingresso serve como visto. Na pista, no palco e em um cenário histórico de tirar o fôlego, prometemos atrações que animarão torcedores de todo o mundo. É a combinação perfeita de esporte ao vivo, entretenimento, tecnologia e cultura, tudo em um lugar e de uma vez só.”

“A Arábia Saudita está correndo rumo ao futuro com a Fórmula E neste momento em que abrimos o reino para o mundo em uma transformação turbinada pelo plano Visão 2030 e impulsionada por Sua Alteza Real, o Príncipe-Herdeiro Mohammed Bin Salman”, concluiu.

Na cerimônia de lançamento, Sua Alteza Real esteve ao lado de dignitários da Saudia e de diversos órgãos governamentais que trabalham juntos em prol do evento, como a Federação Saudita de Automobilismo. Entre os nomes do mundo do automobilismo, estiveram presentes Alejandro Agag, CEO da Fórmula E; Felipe Massa, ex-astro da F1 e atual piloto da equipe Venturi de Fórmula E; e Susie Wolff, chefe e acionista da Venturi. Massa e Wolff também foram agraciados como embaixadores da marca Saudia.

Em preparação para a corrida da Fórmula E, a Arábia Saudita trabalhou com a UNESCO para criar o circuito nas ruas da própria cidade histórica de forma a manter-se fiel à natureza sustentável da Fórmula E e minimizar a poluição sonora. O projeto inspirou esforços de conservação e investimento em infraestrutura ao redor dessa joia arqueológica, não apenas aprimorando o local, mas também o apresentando com orgulho ao mundo.

ABB FIA Fórmula E1 - Arábia Saudita lança novo processo de visto com evento de Fórmula E

Ao longo de três dias de Fórmula E no fim de semana, diversos eventos culturais e de entretenimento serão realizados para garantir uma corrida memorável para torcedores, famílias e turistas internacionais. Mais detalhes sobre a agenda global desse evento incrível serão anunciados nas próximas semanas.

“Não apenas abriremos espaço para torcedores estrangeiros, mas também, acima de tudo, abriremos a nação para modalidades esportivas novas e empolgantes”, declarou Sua Alteza Real o Príncipe Khalid bin Sultan Al Faisal Al Saud, presidente da Federação Saudita de Automobilismo. “Ao proporcionar novas experiências, esperamos que algumas das crianças que assistirem a esta primeira corrida queiram fazer parte desse segmento ao longo da próxima década. O ideal é que elas deem seu apoio, participem e vençam na pista também. Temos plena convicção de que novas oportunidades surgirão das sementes plantadas a partir das raízes históricas da nossa nação em Diriyah.”

“Este evento em especial tem o potencial de mudar vidas e percepções, tanto em relação ao esporte quanto à Arábia Saudita”, prosseguiu. “Essas sementes já estão florescendo, e o trajeto está tomando forma, tudo com a aprovação da UNESCO. Temos progresso e preservação em uma coisa só. O dia de hoje é revolucionário em todos os sentidos.”

“A SAUDIA tem a satisfação de apoiar a ABB FIA Fórmula E para o próximo evento em Ad Diriyah, o primeiro no Reino da Arábia Saudita e no Oriente Médio”, declarou o diretor-geral da companhia aérea saudita, Sua Excelência o Engenheiro Saleh bin Nasser Al-Jasser. “A companhia aérea dá as boas-vindas a torcedores de todo o mundo e deseja às equipes uma ótima corrida no SAUDIA Ad Diriyah E-Prix.”

O evento da ABB FIA Fórmula E é oficialmente reconhecido pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) e adotará e divulgará a campanha global de direção segura da entidade.

A Fórmula E une forças com grandes nomes do esporte, como o WWE e o European Golf Tour, que formaram parcerias duradouras com a Arábia Saudita neste momento em que o país estabelece sua reputação como um destino para eventos esportivos de classe mundial.