RS

Homens são flagrados pescando ilegalmente no Parque Estadual do Turvo

Dois homens foram conduzidos até a delegacia de polícia de Tenente Portela após serem flagrados pescando no rio Uruguai, dentro dos limites do Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas. Além de invadir a Unidade de Conservação durante a madrugada, os homens cometeram crime ambiental ao pescarem em local proibido e de animais ameaçados de extinção.

O guarda parque Vilmar Grutzmann flagrou os invasores com exemplares de dourado, cuja pesca está proibida no Rio Grande do Sul. Os homens tripulavam um barco de alumínio a motor e transportavam grande quantidade de material de pesca como carretilhas, linhas, anzóis e iscas.

Alguns dos exemplares de dourados apreendidos eram fêmeas e possuíam ovas em seu interior. Ao lamentar o ocorrido, o guarda parque destacou que “eram matrizes que certamente contribuiriam para a proliferação de uma espécie ameaçada de extinção”.
A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) abriu processo administrativo e apreendeu todo o material encontrado. Os pescadores responderão ainda ao inquérito policial.