EducaçãoRio Grande do Sul

UFRGS mantém quinta posição nacional no Ranking Universitário Folha

A UFRGS manteve a quinta posição nacional entre as melhores universidades do país, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, 1º. Com 95,58 pontos, a Universidade é a melhor colocada dentre as instituições de ensino superior do RS. Em âmbito nacional, a UFRGS fica atrás apenas de USP, UFRJ, UFMG e UNICAMP.

Em relação ao ranking do ano passado, a Universidade cresceu nos indicadores de Ensino (passando de 4º para 2º lugar), Pesquisa (de 5º para 4º lugar), Internacionalização (de 14º para 8º) e Mercado (de 14º para 13º). Na avaliação de Inovação, porém, a UFRGS passou de 5º para 12º lugar.

A Universidade também foi bem avaliada no ranking de cursos. O melhor resultado foi do curso de Design, classificado como o segundo melhor do país, atrás apenas do oferecido pela USP. Administração, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação estão na terceira colocação.

Promovido pelo jornal Folha de São Paulo, o Ranking Universitário Folha avalia anualmente 196 universidades do país, com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação). Também é feito um ranking com os 40 cursos de universidades, centros universitários e faculdades com maior número de ingressantes no país, com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha em dois aspectos (ensino e mercado). Confira o ranking completo no site do RUF.

Botão Voltar ao topo