Rio Grande do Sul

Representante da ONU visita abrigos de venezuelanos em Esteio

Prestes a completar um mês da chegada do primeiro grupo de venezuelanos em Esteio, recebidos em 5 de setembro, o prefeito Leonardo Pascoal recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (3), integrantes do Governo Federal e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Entre as autoridades, o representante da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, José Egas, e a assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social para Assuntos de Migrações (Snas), Nilzarete Margarida de Lima. Durante a reunião, foram discutidos e celebrados os pontos positivos da presença dos imigrantes no Município.

Com a presença da titular da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), Tatiana Tanara, o prefeito mostrou-se grato pela oportunidade de vivenciar esta experiência. “Não imaginávamos colocar as crianças tão rapidamente na escola. A Secretaria Municipal de Educação foi parceira em conseguir as vagas para 15 alunos. Nas questões de saúde também, aliás, muitos deles já conhecem nosso Hospital e nossos postos de saúde”, informou. “Iniciamos esta ação somente com a participação dos nossos funcionários e voluntários, mas com o decorrer do tempo as pessoas se encantaram. Passamos a receber muitas doações de pessoas de Esteio e outras cidades interessadas em contribuir. Além disso, universidades também procuraram-nos para a realização de trabalhos de pesquisa. Esteio tem dado exemplo para a região”, observou Pascoal.

De acordo com dados da SMCTE, cerca de 19 venezuelanos abrigados em Esteio já estão empregados. “Estamos tendo um retorno muito rápido que dá cada vez mais vontade de ir além”, comentou Tatiana. A secretária informou, também, que na segunda-feira (1), durante a 13ª formação do Conta Comigo, programa de voluntariado da Secretaria, 12 venezuelanos participaram da capacitação e querem auxiliar em ações sociais do Município. “Estamos muito gratos pela experiência. Tem sido um trabalho incrível para nossa comunidade do ponto de vista de solidariedade, que é uma das pautas que procuramos trabalhar”, disse Tatiana. “Estamos aprendendo muito vivendo com eles”, concluiu.

Também participaram da reunião a oficial de reassentamento do Acnur, Gabriela Cortina; a coordenadora do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário pela Associação Antônio Vieira (Asav), Roberta Lemos. Após o encontro, o grupo dirigiu-se para o alojamento na Rua Liberato Salzano Vieira, na Vila Osório, onde estão abrigados os grupos familiares. Lá foram apresentados, aos representantes do MDS e do Acnur, os aposentos do prédio, que tem um total de 27 apartamentos. Próximo dali, as crianças venezuelanas que estão estudando no Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Vitorina Fabre foram surpreendidas com a visita do grupo.

Durante o horário de almoço, o abrigo na Rua Senador Salgado Filho, no Parque Tamandaré, onde estão acomodados os homens também foi visitado. Muitos dos refugiados emocionaram-se ao ver o prefeito e a secretária, gratos pelas oportunidades de emprego que tiveram e o carinho que têm recebido.

Para finalizar a rota, as autoridades foram até a sede da SMCTE, para conhecer o espaço e saber um pouco de como é o trabalho desenvolvido pelos servidores e voluntários envolvidos na ação dos venezuelanos. Além disso, Pascoal e Tatiana presentearam seus visitantes com uma camiseta do Conta Comigo para cada.

Para acolher os imigrantes, Esteio recebeu R$ 530,4 mil, recursos que serão investidos em ações para dar melhor acolhida aos refugiados, nas áreas de assistência social, saúde e educação, principalmente, ao longo de seis meses. Além disso, a Associação Antônio Vieira (Asav), responsável pela gestão de recursos que provém do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), está repassando R$ 170 para cada venezuelano. O valor será disponibilizado por um período de três meses para auxílio de custo mensal, com o objetivo de buscar trabalho e comprar medicamentos, se necessário.

Botão Voltar ao topo