RS

Feira Artesanal Porto Alegre acontece de 17 a 20 de outubro

Desde 2012, quem gosta ou faz artes manuais e artesanato sabe onde encontrar tudo para seu hobby ou meio de vida: na Artesanal Porto Alegre, feira que conquistou a cidade por reunir, no mesmo lugar, insumos, máquinas, ferramentas, acessórios, produtos acabados, exposições, cursos e oficinas.Na edição de 2018 da Artesanal Porto Alegre não será diferente. A feira acontece de 17 a 20 de outubro, no Shopping Barra Sul, com cerca de 60 expositores mostrando e vendendo tintas, pinceis, tecidos, projetos e mais uma infinidade de itens para diferentes técnicas, e muitas outras atrações, como a exposição de arte têxtil “Cultivando as Borboletas”, resultado do talento e da sensibilidade de artesãos que transformam tecidos em obras de arte, e da curadoria de Ciça Mora.

Já na área de compras, será impossível não se render a tantas novidades. Para quem faz patchwork ou tem interesse por trabalhos com tecido, por exemplo, há estandes como Afonso Franco Tecidos, Moça Arteira, Cris Mazzer, Ateliê Brasil, Bazar Miriam e Quitanda do Pano, entre outros. Fãs de bonecas em patch, por sua vez, podem encontrar projetos, acessórios e até lindas bonecas prontas para presentear ou decorar o quarto nos estandes da Amellie, Audrea Jully, Arte Costura, Ateliê Deize Costa, Atelier Eliane Castelan, Gilse Maria, Mimosa, Retalhos Criativos etc..

Se a técnica preferida for baseada em papel e madeira, igualmente a Artesanal Porto Alegre é o ponto de encontro das grandes marcas. É o caso da Arte Decor, Art a Laser, Arte Fácil, Arte Madeira Joinville, Artes Panda e Zezinho Artes, para ficar só de A a Z. Marcas famosas de máquinas também estarão na feira, como Benjamim, Cotemac, Estica Fio, Farmáquinas, Nikkei e Vesta Company.

Para quem quer encontrar tudo o que precisa para fazer artes manuais em um só lugar, a Casa Amarela, a Casa da Madeira e a Ana Arteira devem estar no roteiro de visitas, tanto quanto quem quer comprar peças criativas feitas à mão deve passar pelos estandes da Pano da Sorte, Tulipani, Tapetes Chaves, a Arte da Delicadeza, entre tantos outros.

Um grande diferencial da Artesanal Porto Alegre são os cursos, oficinas e demonstrações de técnicas oferecidos pelos expositores, muitos gratuitamente. No estande da Fedrigoni, por exemplo, os visitantes poderão conhecer as linhas de papeis especiais da marca e ainda fazer um curso com o arquiteto Luiz Masse, um dos maiores especialistas da arte em papel. As oficinas são gratuitas e acontecem nos dias 17/10, às 13h30, 18/10, às 15h, e 19/10, às 16h30. Já no estande da Lídia Ana, o curso gratuito será de mini bordados. Ela mesma ensinará a técnica nos dias 17, das 16h30 às 17h30, e no dia 18, das 13h30 às 14h30. E para quem já está de olho no Natal, a Drisol oferece uma oficina – também gratuita -, com Adriane Carvalho, que ensinará a fazer um pendente em EVA 3D. As vagas para os cursos da Fedrigoni, Lídia Ana e Drisol são limitadas e as inscrições são por ordem de chegada.

Artigos relacionados