Porto AlegreRio Grande do Sul

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia espetáculo Brazil Beijo

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia o novo espetáculo Brazil Beijo, da coreógrafa israelense Orly Portal, neste sábado, 6, e domingo, 7, no Teatro Renascença (av. Érico Veríssimo, 307), a partir das 20h. O espetáculo integra o projeto Brasil/Israel, que se constitui em um intercâmbio cultural na área da dança. Três coreógrafos de Israel trabalharam em montagens no Brasil com três companhias profissionais brasileiras. O período de criação da obra ocorreu durante o mês setembro, nas cidades-sede das companhias brasileiras. Na segunda-feira, 8 de outubro, as companhias se encontram para dar inicio à turnê com apresentações em Tel Aviv, Israel, regressando ao Brasil em 14 de outubro. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do Teatro Renascença, uma hora antes do início do espetáculo, por R$ 40, inteira, e R$ 20, meia-entrada (estudantes, idosos, classe artística e funcionários municipais).

Os coreógrafos Ella Rothschild, Eyal Dadon e Orly Portal atuaram com a Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea (Curitiba – PR), Entre Nós Coletivo de Criação (Natal – RN) e Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre (RS), respectivamente e concomitantemente. O projeto tem a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil) em cooperação com Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra e Internacionales Solo-Tanz-Theater Stuttgart.

O diretor geral da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e coordenador do Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura, Airton Tomazzoni, explica que o Projeto Brasil/Israel de Dança é fruto de um investimento da direção da Cia Municipal de Dança, que vem buscando estreitar contatos e parcerias com diversos coreógrafos, companhias e instituições artísticas do Brasil e Exterior. “O projeto articulado pela diretora artística Paula Amazonas marca a primeira coprodução internacional”, enfatiza Airton Tomazzoni. A produção local é realizada pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e apoio do Hotel Continental Business.

A montagem Brazil Beijo trabalha a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos e se estabeleceu nas montanhas do Atlas, escravos que se tornaram uma fonte de orgulho e encontraram sua liberdade pela música e pela dança. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados por bailarinos geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.

Orly Portal – Coreógrafa Israelense, criadora e dançarina com 20 anos de experiência. Seu trabalho baseia-se em anos de aprendizado interno e investigação do corpo e seus movimentos suaves. Tem uma formação em dança artística e dança com o grupo Kol Demama (O Som do Silêncio) Dance Company de Moshe Efrati. Ela também dança no Batsheva Ensemble e no grupo de improvisação, empresa que explora a arte da improvisação. Foi fundadora da Portal – Dance Company em 2009. Os trabalhos de sua Companhia lidam com a conexão entre a dança antiga, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento humano orgânico, que trazem o folclore e a chamada “dança oriental” para a contemporaneidade e apresentam o folclore como uma parte relevante da vida.

Botão Voltar ao topo