Rio Grande do Sul

Oktoberfest comemora os 140 anos de Santa Cruz

Consagrada como a maior festa alemã do Rio Grande do Sul, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul realiza a sua 34ª edição em homenagem ao aniversário de 140 anos de emancipação política do município, celebrado dia 28 de setembro. Com o tema, Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente, a Festa da Alegria acontece de 10 a 21 de outubro, com a expectativa de receber cerca de 400 mil visitantes, no parque e na cidade. Realizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Município de Santa Cruz do Sul, a 34ª Oktoberfest e Feirasul 2018 reservam aos visitantes uma diversificada programação artística e cultural, com muita música, dança e gastronomia. “Nossa expectativa é realizar mais um grande evento, enaltecendo a cultura e espalhando alegria e diversão para os nossos visitantes”, destaca a presidente da Festa da Alegria, Andreia Mundstock.

A novidade deste ano fica por conta da Escolha das Soberanas, que acontece dia 6 de outubro, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest. Ao todo, 19 candidatas, que participam de uma intensa programação preparatória desde o mês de julho, disputam os títulos de Rainha e Princesas da 34ª Oktoberfest. Elas vão suceder a Rainha Milena Rachor e as Princesas Thartieri Assmann e Mylena Gehrke.

Quem visitar Santa Cruz do Sul no período da festa apreciará as tradicionais bandinhas típicas alemãs, as apresentações de grupos folclóricos locais, regionais e de outros estados e países; a farta gastronomia típica, espalhada pela Vila Típica, Café Colonial, Praças de Alimentação e Restaurantes; os jogos germânicos, em modalidades como bolão de mesa, bolão de bola presa e corrida de tamancos, que mobilizam as comunidades do município e chamam a atenção dos visitantes. Além dessas atrações, há também Encontro de Corais; Culto Ecumênico; Torneio Internacional de Eisstocksport; Olímpiadas Rurais disputada pelos times da Liga de Integração de Futebol Amador de Santa Cruz (LIFASC); Oficinas na Escola de Gastronomia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e ainda a Escola de Língua Alemã, com aulas gratuitas aos visitantes.

DESFILES – A atração que reúne milhares de pessoas nas ruas de Santa Cruz do Sul – os Desfiles Temáticos da Oktoberfest – acontecem sob um dos mais belos cartões postais da cidade, o Túnel Verde. Mais de três mil figurantes serão responsáveis em contracenar e divertir o público. Os carros alegóricos contam a história do município, inspirado no tema Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente. As paradas acontecerão nos dois domingos, 14 e 21 de outubro, sempre a partir das 10h30. Presença confirmada são as tradicionais alegorias como o Kuchenwagen (Carro das Cucas), Himbeerwagen (Carro do Suco), o Bierwagen (Carro do Chope), a bicicleta coletiva Zig Zag Zug, a Fubica do Fritz e a presença da família símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli.

SHOWS – A Arena de Shows do Parque da Oktoberfest contará, este ano, com quatro noites de apresentações em nível nacional, que tradicionalmente atraem um grande público. Dez artistas estão confirmados para animar a Festa da Alegria: sexta-feira (12/10), Michel Teló, Raça Negra e Gustavo Lima; sábado (13/10), as duplas sertanejas Bruno & Marrone e Zé Neto & Cristiano; domingo (14/10), Henrique & Juliano e Denis DJ; sábado (20/10), Maiara e Maraísa, Bruninho & Davi e Atitude 67. “Com a venda antecipada de ingressos podemos afirmar que os shows nacionais serão novamente um sucesso”, enfatiza o vice-presidente de Eventos da Assemp, Marcio Martins.

FEIRASUL – A Feirasul acontece em paralelo à Oktoberfest. O propósito da feira é impulsionar os negócios do município e da região, bem como destacar as potencialidades da indústria, comércio e serviços. Mais de 170 espaços são ocupados por expositores de todo o Brasil, com comercialização de produtos e serviços variados em uma área de pavilhões que somam dois mil metros quadrados.

Como parte integrante da Feirasul está a Feira da Agroindústria Familiar, com 32 expositores, que é um espaço reservado para evidenciar as delícias produzidas nas propriedades rurais da região. No local, os visitantes encontram produtos como cucas, bolachas, queijos, embutidos, schmier, melado, rapaduras, conservas, vinhos, sucos, entre outros. A feira ainda traz expositores de flores, viveiros, peixes ornamentais e artesanato rural.

SERVIÇO:

  • 34ª Oktoberfest e Feirasul
  • Realização: Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Município de Santa Cruz do Sul
  • Período: 10 a 21 de outubro de 2018
  • Ingressos: R$ 12,00 e R$ 22,00 (inteira) e 6,00 e 11,00 (meio)
  • Onde: Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 715 – Santa Cruz do Sul – RS)
Botão Voltar ao topo