Porto AlegreRio Grande do Sul

Projeto Clássicos na Pinacoteca terá recital de violão e flautas

Uma nova edição do Projeto Clássicos na Pinacoteca ocorre nesta terça-feira, 16, a partir das 18h30, no Auditório Briane Bicca da Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico). O recital Fernanda Krüger Convida Flautistas reúne quatro instrumentistas atuantes no cenário musical do Rio Grande do Sul: Fernanda Krüger, Clarissa de Godoy Menezes, Cláudia Schreiner e Eliana Vaz Huber, profissionais do violão, da flauta doce e da flauta transversa. O ingresso é uma contribuição espontânea. A lotação da sala é para 50 lugares.
As quatro musicistas são professoras do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical. Esta proximidade fez com que, em diversos momentos, Fernanda se reunisse com cada uma delas para realizar música de câmara em apresentações dentro e fora da instituição. Assim, o recital surgiu da ideia de congregar esta parceria que já ocorre há alguns anos entre as musicistas.
O repertório escolhido contará com obras para violão solo, trio de flautas doces, flauta doce e violão, flauta transversa e violão. Essa apresentação mostrará compositores consagrados do repertório erudito violonístico, como Matteo Carcassi (1792-1853) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959), mas também Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), conhecido como Garoto, importante influência para a bossa nova. Serão apresentadas obras de uma época de grande importância para a flauta doce, o Barroco, como a música de Jean-Baptiste Loeillet (1680-1730). Haverá ainda obras de câmara de compositores da cena musical gaúcha e brasileira: Bruno Kiefer (1923-1987), com músicas para flauta doce e violão; Gaudêncio Thiago de Mello (1933-2013), com obras para flauta transversa e violão, arranjadas por Daniel Wolff; Fernando Mattos (1963), com obra original para trio de flautas doces. Também ocorrerá a estreia da obra Milonga da Mina, de Mattos, escrita especialmente para este recital.
Clássicos na Pinacoteca
Fernanda Krüger Convida Flautistas
Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico – Porto Alegre
Terça-feira, 16, 18h30
acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289 8292
ingresso: contribuição espontânea (lotação: 50 lugares)
Botão Voltar ao topo