Rio Grande do Sul

Cadeiras ganham vida em exposição na Casa de Cultura Mario Quintana

O Espaço Majestic da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe nesta quinta-feira (18) a exposição “Lili Inventa e Pinta Outro Mundo”, da artista plástica Liliane Motta da Silveira. A abertura ocorre às 19h30, com performances artísticas e show da cantora Denizeli Cardoso.

Com a curadoria de Leonardo Caldas Vargas, a mostra traz o olhar peculiar da artista, que transforma peças do dia a dia, na maioria cadeiras, em seres animados. Uma arte que surge a partir das vivências profissionais, intuição e a mania de guardar objetos antigos de família, bugigangas, peças kitsch e até mesmo na reciclagem de lixo das ruas. “Cada peça tem sua própria história e estão diretamente relacionadas comigo ou com pessoas e acontecimentos que cruzaram o meu caminho. As inspirações são diversas e, às vezes, nem sei de onde vem. O que sei é que me divirto muito”, diz ela.

O atelier de Liliane não poderia ser mais apropriado: Santo Antônio de Lisboa (SC), reduto de resistência da cultura local. Lugarejo povoado com as histórias das bruxas, benzedeiras e crendices da Ilha de Santa Catarina, criando o clima ideal para a arte peculiar da artista. “Quando imaginei este trabalho não sabia exatamente aonde iria chegar.

Sobre a artista
Liliane Motta da Silveira é formada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas e teve sempre como atividade profissional as mídias eletrônicas, cinema e documentários. Seu trabalho é um emaranhado de estilos, algo que evidencia um certo expressionismo contemporâneo; uma anarquia instintiva do dadaísmo e, ainda, as cores fortes e puras do fauvismo.

O conceito do upciclyng está muito presente em sua obra. O objetivo é evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos já existentes. Isso reduz o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos.

SERVIÇO
Exposição “Lili Inventa e Pinta Outro Mundo”.
Artista: Liliane Motta da Silveira | Curadoria: Leonardo Caldas Vargas.
Abertura: 18 de outubro | Quinta-feira | 19h30.
Visitação: 19 de outubro a 6 de novembro.
Horário: Terça a sexta, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, do meio-dia às 21h.

Botão Voltar ao topo