EducaçãoRio Grande do Sul

UFRGS é 59ª melhor universidade dos BRICS

A UFRGS é a 59ª melhor instituição de ensino superior dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a 9ª melhor dentre as brasileiras. Essa é a constatação do QS BRICS University Rankings 2019, que avaliou 400 universidades nos cinco países, divulgado nesta quarta-feira, 17.

O ranking avalia as instituições em oito indicadores: reputação acadêmica, reputação junto aos empregados, relação estudante-docente, professores com PhD, citações, artigos, docentes internacionais e estudantes internacionais. A Universidade obteve destaque no indicador reputação acadêmica (o que tem o maior peso no ranking), classificando-se neste item em 25º lugar mundial – um avanço de três posições – e em 3º no Brasil.

Em relação à lista do ano passado, a Universidade manteve um desempenho estável, porém perdeu posições em função do crescimento de outras instituições. A UFRGS ocupava na relação anterior a 50ª posição mundial e 8º lugar dentre as instituições brasileiras.

A edição deste ano destaca as universidades chinesas, que ocupam as cinco primeiras posições. Dentre as brasileiras, estão à frente da UFRGS: USP, Unicamp, Unesp, UFRJ, PUC-RJ, PUC-SP, UFMG e Unifesp. O ranking é elaborado anualmente pela QS, uma empresa britânica especializada em educação, em parceria com a agência de notícias russa Interfax. Confira a lista completa e detalhes sobre a metodologia no site do ranking.

Botão Voltar ao topo