DestaqueRio Grande do Sul

Museu de Arte Contemporânea inaugura dia 23 duas exposições

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC) inaugura no dia 23 de outubro, às 19h, duas exposições: “Territórios Adulterados”, da artista visual Helena d’Avila, e “Mukabata”, do fotógrafo catarinense Eneleo Alcides. As mostras podem ser visitadas até o dia 21 de novembro, na Sotero Cosme Gallery e Sala Xico Stockinger, ambas no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana.

Foto do fotógrafo catarinense Eneleo Alcides

Com curadoria de Ana Zavadil, “Territórios Adulterados” apresenta um recorte com 21 trabalhos da artista, onde são usadas a apropriação e a colagem. “A colagem apresenta-se hoje como uma ferramenta atemporal, pois amarra o presente e o passado em um novo registro visual. Usando tapetes comprados em lojas para transformar sua pintura, Helena d’Avila fez um inventário deles com flores para expressar códigos relacionados com a vida e a morte. O espectador é puxado para decifrar o mundo de possibilidades de significados que não se completam por inteiro porque as metáforas criadas são sutis. Ela foi incansável na produção de enigmas e na criação de diálogos entre as obras”, explica a curadora.

Obra de Helena d’Avila

Já “Mukabata”, que tem curadoria de Rosângela Miranda Cherem e Fabrício Tomazi Peixoto, traz um conjunto de fotografias e vídeos capturados nos altos dos rios Tarauacá e Jordão, fronteira do Brasil com o Peru, na Amazônia Ocidental. “Trata-se de um olhar estrangeiro lançado sobre um grupo nativo de origem pré-colombiana, expondo suas familiaridades e também o estranhamento provocado pelo encontro interétnico e da improbabilidade dessa comunicação”, destaca Eneleo.

SERVIÇO
Exposições “Territórios Adulterados”, da artista visual Helena d’Avila, e “Mukabata”, do fotógrafo Eneleo.
Abertura: 23 de outubro | Terça-feira | 19h.
Visitação: 24 de outubro a 21 de novembro | Terça a sexta das 9h às 18h30, e sábados, domingos e feriados das 12h às 18h30.
Local: “Territórios Adulterados” na Sala Xico Stockinger e “Mukabata” na Sotero Cosme Gallery – 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736).
Entrada gratuita.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo