Rio Grande do Sul

Dia da Educação Infantil teve atividades diversas em Esteio

Quem passou pela Rua Coberta de Esteio neste sábado (20) acompanhou um evento repleto de aprendizados, brincadeiras e alegria. A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o Dia da Educação Infantil do Município. As instituições de ensino com turmas de Educação Infantil estiveram presentes, apresentando à comunidade as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula. Além da exposição, o prefeito Leonardo Pascoal, voluntários do Conta Comigo e representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA) e de Saúde (SMS) também participaram.

O objetivo do evento foi de possibilitar maior visibilidade às ações promovidas pelos professores com as crianças, permitindo que a população conhecesse mais do que é feito nas escolas. A professora Lilian Schuck, da Escola de Educação Infantil Pequeno Mundo, destacou a importância de mostrar os projetos para a comunidade. “Sempre trabalhamos com muito carinho para obter resultados como este. Cada turma de nossa escola recebeu um conto de fadas para ser trabalhado, como o da Chapeuzinho Vermelho, voltado para estimular o processo de alfabetização, pois envolve além da leitura os números. Também resgatamos brincadeiras antigas para compor o trabalho, incentivando a criatividade”, disse Lilian.
As alunas do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Érico Veríssimo apresentaram duas performances de dança na abertura do evento. A coreografia, assim como os trabalhos expostos, fazem parte das atividades realizadas em sala de aula utilizando processos pedagógicos diversos para estimular a aprendizagem dos alunos e foram apresentadas também em outros eventos do município.

Foram distribuídos algodão-doce e pipoca e os pequenos puderam se divertir, também, nos brinquedos infláveis. Os voluntários do programa Conta Comigo realizaram pinturas na pele da garotada, que pode ainda aproveitar os jogos interativos disponibilizados pelas escolas presentes. A SMS marcou presença no evento, ensinando as crianças sobre higiene bucal. Os mascotes Recicleiton e Seletícia tiraram fotos com a comunidade, integrando o expositor da SMMA. Atualmente, a rede municipal pública de ensino esteiense tem 3.479 alunos matriculados em turmas de Educação Infantil em escolas municipais de Educação Infantil, em centros municipais de Educação Básica, em duas escolas conveniadas e instituições com compras de vaga.

Botão Voltar ao topo