Rio Grande do Sul

Final do Soletra Esteio acontece dia 19 de novembro

A Casa de Cultura Lufredina Aráujo Gaya (Rua Padre Felipe, 900) sediará, no dia 19 de novembro, a final de três categorias do concurso Soletra Esteio. A disputa de soletração, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), colocará à prova, a partir das 10h, alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos); às 13h30, será a vez dos concorrentes das séries do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos); por fim, às 15h, acontece a competição entre as turmas de 4º e 5º anos.

Na decisão, está prevista a participação de um estudante, por categoria, de cada centro municipal de Educação Básica (CMEB) de Esteio. Para definir o representante, as instituições estão realizando eliminatórias internas, primeiro dentro das turmas, seguida pela final da escola. Todos os alunos finalistas receberão certificados e medalhas de participação. O aluno vencedor de cada categoria receberá, além de certificado e medalha, um troféu e um kit de livros para a biblioteca de sua escola. O concorrente receberá uma palavra e deverá repeti-la, para provar que compreendeu o termo que vai soletrar. Ao final, ele repete novamente a palavra e será informado do acerto ou do erro. Soletrando corretamente, ele passa a uma nova rodada com outros classificados. Como apoio, o aluno poderá solicitar à banca o significado da palavra e a aplicação da mesma em uma frase.

O Soletra Esteio visa estimular os alunos a conhecer a estrutura das palavras da língua portuguesa, sua origem e importância em nossa sociedade, como forma de incentivar a busca por uma escrita de qualidade. A data da final da quarta categoria, formada pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pelo Programa de Ação Integrada (PAI) o turno da noite, ainda será definida pela SME.

Final do Soletra Esteio

Quando: 19 de novembro
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)

Horário:

10h – final da categoria Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos)
13h30 – final da categora Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos)
15h – final da categoria 4º e 5º anos
A data da final da categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa de Ação Integrada (PAI) será definida pela SME

Botão Voltar ao topo