Porto AlegreRio Grande do Sul

Instituto Ling traz grandes instrumentistas em novembro

No mês de novembro, o Instituto Ling traz uma programação de música que abrange diversos estilos, gêneros e sonoridades, destacando grandes instrumentistas. No dia 10, sábado, às 17h, o jovem pianista curitibano de apenas 14 anos, Estefan Iatcekiw, faz recital com repertório em que destaca obras de Rachmaninov. Desde que iniciou sua carreira, aos nove anos, Estefan vem desenvolvendo uma importante trajetória e vencendo vários concursos, dentre eles o lV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianist, na Alemanha. Atuou como solista na orquestra de cordas da XXXlll Oficina de Música de Curitiba sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento, na Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência do Maestro Osvaldo Colarusso, na Orquestra Sinfônica de Goiânia sob a regência do maestro Eliel Ferreira e na Orquestra Prelúdio sob a regência do maestro Júlio Medaglia.

No dia 22 de novembro, quinta-feira, às 20h, o violoncelista russo Pavel Gomziakov e violonista espanhol Ricardo Barceló apresentam um programa composto por obras de Ricardo Barceló, G. Cassadó, Daniel Wolff, F. Schubert e P. Tchaikowsky.

Depois de lançar seu projeto Raízes – Um Piano na Amazônia em países da Europa, a pianista porto-alegrense Carla Ruaro inicia sua turnê nacional no Instituto Ling, com apresentação no dia 28, quarta-feira, às 20h. A proposta de levar o piano e a música de compositores contemporâneos ao seu próprio povo começou em 2017, quando a pianista percorreu de barco o rio Arapiuns. no Pará, dentro da reserva extrativista Tapajós-Arapiuns, com seu piano a bordo. No interior da embarcação foram realizadas oficinas de piano para mais de mil crianças, além de concertos nas comunidades de Vila Franca, Tucumã, São Pedro, Mentai, Curi, Bom Futuro, São Francisco, Atodi, Vila Gorete, Vila Brasil, Lago da Praia, Urucureá e Alter do Chão. O resultado do projeto foi registrado em CD e DVD. No repertório, obras dos compositores amazonenses Albery Albuquerque, Altino Pimenta, Lucia Uchôa, Luiz Pardal, Tatiana Cobbett e Wilson Fonseca.

No dia 29, quinta-feira, às 19h30, o Instituto Ling realiza a última Audição Comentada de Jazz do ano, que será sobre o saxofonista Charlie “Bird” Parker, um dos criadores do estilo Bebop. Conduzida pelo jornalista Paulo Moreira, a audição conta com a presença da pianista Bethy Krieger e do saxofonista Luizinho Santos, músicos consagrados da cena jazz do Rio Grande do Sul e proprietários do Café Fon Fon, tradicional casa da música instrumental em Porto Alegre.

Informações www.institutoling.org.br

Botão Voltar ao topo