Negócios

Governo britânico promove primeira edição do Women in Mining no Brasil

Evento acontecerá no dia 8 de novembro na parte da manhã. Na parte da tarde, acontece o UK-Brazil Mining Forum com a participação de dois acadêmicos britânicos e executivos brasileiros que discutirão soluções para barragens de rejeito

Visando promover uma discussão no setor de mineração sobre a atuação e presença da mulher na indústria, o governo britânico por meio do seu Consulado em Belo Horizonte, promove no Brasil a primeira edição do Women in Mining – evento que contará com a presença de executivas de empresas como Anglo American, Nexa Resources e Vale, entre outras. Nathalia Gomide, analista comercial da área de mineração do Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido no Brasil, explica a importância do evento: “As mulheres têm se mostrado relevantes em diversos setores econômicos e seu papel na mineração tem crescido nos últimos anos. Porém de maneira mais tímida quando comparado com outros setores. O objetivo do painel Women in Mining é justamente apresentar essas importantes mulheres que atuam em diferentes áreas das mineradoras e trazer para discussão as oportunidades, os desafios e abrir um diálogo que o Reino Unido já promove nesta questão“.

Além de promover este encontro, o time de mineração, em parceria com o IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração – também organiza o UK-Brazil Mining Forum no mesmo dia, no período da tarde, cuja intenção é discutir a segurança, monitoramento e novas soluções para barragens de rejeito ampliando o diálogo que as mineradoras já iniciaram para mitigar a questão e apresentar tecnologias inovadoras desenvolvidas por empresas britânicas para o setor.

O evento, que será aberto para profissionais da indústria como engenheiros, profissionais de construção e tecnologia além de estudantes, também contará com a presença de dois acadêmicos que virão do Reino Unido: Dr Stephen Edwards, UCL Hazard Centre, University College London e Professor Frances Wall da University of Exeter.

O Reino Unido e o Brasil têm quase dois séculos de parceria no setor da mineração. Eventos como o UK-Brasil Mining Forum servem para discutir os desafios atuais do setor e uma visão para o futuro. O Reino Unido tem a academia e cadeia e suprimento para apoiar a mineração brasileira e virar o benchmark global em qualidade operacional enquanto lidera a implementação de novas soluções para revolucionar o setor“, aponta Lucas Brown, gerente de desenvolvimento de negócios do time de mineração do Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido no Brasil.

O UK-Brasil Mining Forum faz parte do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018/19, uma iniciativa conjunta liderada pelos governos do Brasil e do Reino Unido, visando desenvolver uma plataforma que promova oportunidades para cientistas, empreendedores e empresas brasileiras e britânicas e para discutir como trabalharem juntos frente aos principais desafios globais, em quatro áreas prioritárias: clima & biodiversidade; agricultura sustentável; saúde & ciências da vida; e energia.

Women in Mining & UK-Brazil Mining Forum
Data: 08 de Novembro de 2018
Horário: das 10 às 18:00
Local: FAPEMIG – Av. José Cândido da Silveira, 1500 – Horto – Belo Horizonte (MG)

Botão Voltar ao topo