ATUALDestaqueNegócios

Prêmio a Moro é um dos destaques de conferência de energias inteligentes em Curitiba

moro 051118 316x468 - Prêmio a Moro é um dos destaques de conferência de energias inteligentes em Curitiba
foto: Marco Antônio

Iniciou na segunda, 5, a Conferência Smart Energy e GreenBuilding Brasil, que reúne a 5ª Smart Energy CIEI&EXPO, a 9º GBC Expo Brasil – Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae, no Salão Principal do Cietep/Fiep, em Curitiba. O ponto principal do primeiro dia do evento foi a palestra de abertura com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos na primeira instância da Lava Jato. Esse foi o primeiro evento que o magistrado participou após ele ter aceitado o convite para assumir no próximo ano, a pasta da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. “Estou indo para uma posição técnica e não política”, disse a uma plateia de empresários e jornalistas. “Foi uma decisão difícil deixar 22 anos de Magistratura. Aceitar [esse cargo] é a oportunidade de poder avançarmos ao invés de termos retrocessos.”

O futuro ministro recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award, premiação da GBC Brasil e Smart Energy Paraná concedida para personalidades que se destacam em sua área de atuação com atitudes louváveis na busca do desenvolvimento da sociedade. Moro agradeceu ainda o convite e parabenizou os organizadores do evento.

Eficiência energética

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou nesta terça-feira, 6, da Conferência Smart Energy e GreenBuilding Brasil. Greca falou sobre as ações para melhor aproveitamento de energia que a prefeitura está promovendo e se disse um defensor do tema. “Sou um entusiasta das energias renováveis, gosto das energias limpas, energia eólica, da biomassa, do biogás, do combustível derivado de resíduos e, sobremaneira, da energia solar”, comentou.

O prefeito e representantes da Copel assinaram um convênio com o objetivo de aumentar a eficiência energética do prédio da prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. “O objetivo é promover o uso eficiente da energia elétrica em nossos prédios municipais por meio de projetos que tenham viabilidade econômica e façam uso de nossos equipamentos e processos”, comentou. No período da manhã, dentro da programação do evento, o engenheiro da Copel, Ricardo Rothstein, palestrou sobre o “Mapa Solar”. Acessível gratuitamente pela internet, a ferramenta permite verificar a radiação solar em todas as regiões do Estado, em qualquer período do ano.

Com esse mapa, a Copel identifica os focos potenciais de negócios em geração fotovoltaica e ajuda o consumidor a definir as informações preliminares para a viabilidade da instalação de um sistema como esses em sua residência ou comércio. O trabalho é resultado de um investimento de R$ 550 mil e nove meses de desenvolvimento da Copel e do Simepar, em uma iniciativa que incentiva a geração de energia limpa e renovável e que reafirma o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Serviço: Conferência Internacional de Energias Inteligentes – 5ª Smart Energy CIEI&EXPO / 9º Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo / Forúm de Eficiência Energética da Ashrae
Data: 5 a 7 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Salão Principal do CIETEP/FIEP – Avenida Comendador Franco, 1371 – Jardim Botânico, Curitiba (PR)

Artigos relacionados