Negócios

São Leopoldo recebeu empresários para imersão em ecossistema de inovação

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) promoveram na última semana, visitas aos centros de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em cinco estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.  A iniciativa faz parte do Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação que que busca aproximar o empresariado brasileiro de instituições de conhecimento. A  última parada aconteceu em São Leopoldo (RS).

Durante o evento, voltado para empresários, startups, representantes do governo e da academia, os participantes conhecerão as Unidades EMBRAPII de cada cidade. O encontro tem o objetivo de aproximar a indústria brasileira às tecnologias mais avançadas, além de favorecer a geração de novos negócios, bem como a conexão de cadeias produtivas, promovendo a cooperação em P,D&I entre empresas instituições.  “O programa é um bem-sucedido ao aproximar empresas do universo da inovação.  Vários participantes relataram que a experiência é transformadora, auxiliando em novos insights para trabalhos com inovação. As visitas permitem que as pessoas vejam o quanto nossas Unidades estão preparadas para atender a demanda da indústria, contribuindo para dar início a futuras parcerias”, destaca José Luis Gordon.

A imersão é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Mais de 200 executivos de uma centena de organizações participaram das visitas organizadas desde 2016. Foram visitados cerca de 80 centros, empresas e instituições que atuam em projetos de fronteira.

Programação no RS – No Rio Grande do Sul, o grupo visitou duas Unidades EMBRAPII: o Instituto Senai de Inovação em Polímeros e o Instituto Senai de Inovação Metalmecânica e o centro de pesquisa da FCC. O primeiro centro pesquisa novos insumos, aplicações e composições como borrachas, plásticos, tintas e adesivos com uso de equipamentos de última geração que simulam o ambiente industrial. Já o ISI Metalmecânica, por sua vez, conta com equipe técnica especializada em desenvolver novos produtos, máquinas e componentes para a indústria dos segmentos automotivo, aeronáutico, petroquímico, médico hospitalar, entre outros. Já a FCC é a mais diversificada produtora de adesivos e de elastômeros termoplásticos da América Latina. Cerca de 30% do faturamento da empresa vêm de produtos criados há menos de dois anos.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente há 42 unidades credenciadas pelo país.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I (recursos não-reembolsáveis), enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.

Botão Voltar ao topo