Rio Grande do Sul

Grupo de mulheres apresenta cuca de rosas em Festa de Sapiranga

O grupo Koloniegeschmack (que em português significa sabor da colônia) assumiu, neste ano, o espaço do forno colonial, localizado dentro do Parque do Imigrante, durante a Festa das Rosas, que ocorreu no final de semana passado e prosseguirá nos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de novembro, com entrada franca em todos os dias. O grupo reúne cerca de 15 mulheres agricultoras de Sapiranga e foi recém-formado. Elas utilizam o forno para produzirem cucas e pães, que são comercializados no local. A maior expectativa é pela cuca de rosas  com rosas orgânicas e pelo spritzbier de rosas, a tradicional cerveja alemã, que estão sendo o sucesso da festa.

No local, as mulheres oferecem ainda um Frühstück (lanche), um prato com cuca, linguiça e outras iguarias da culinária alemã.

Segundo a extensionista social da Emater/RS-Ascar em Sapiranga, Angelisa da Silva Silveira, que vem incentivando as mulheres e apoia a formação do grupo e as ações que desenvolvem, a intenção é promover a troca de conhecimentos entre elas, incentivar a integração e a participação social como forma de valorização da mulher e resgatar a gastronomia alemã.
O grupo, apesar de recém-formado, tem grandes objetivos. Por isto, desenvolveu um projeto para reativação da Casa do Agricultor, às margens da RS-239. A proposta foi aceita pela prefeitura e em 2019 elas devem passar a ocupar a casa.

Angelisa ressalta que o projeto inclui uma agroindústria de panificados, que funcionará na Casa do Agricultor, na parte inferior, com o principal objetivo de suprir a demanda de programas como Pnae, PAA e editais da região. Terá também um espaço de café colonial, na parte superior da casa, resgatando a gastronomia alemã.

Botão Voltar ao topo