Rio Grande do Sul

Dia de Campo reuniu viticultores em Garibaldi

A Emater/RS-Ascar promoveu, nesta quinta-feira (22/11), um Dia de Campo na propriedade do agricultor Marcos Agostini, na comunidade de São Gotardo, em Garibaldi. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e reuniu em torno de 50 pessoas.

O supervisor da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bonatto, destacou que há algumas coisas sobre as quais os produtores não têm ingerência, como o preço. No entanto, há pequenas mudanças que podem ser feitas dentro da propriedade que podem trazer resultados como a diminuição do custo de produção. Este controle ocorre na propriedade da família Agostini, que faz parte do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar.

O dia de campo contou com três estações com profissionais da Emater/RS-Ascar e Embrapa. O pesquisador Marcos Botton, da Embrapa Uva e Vinho, falou sobre a pérola-da-terra, esclarecendo como este problema chega até as propriedades, sua identificação, o ciclo biológico e o manejo da pérola-da-terra.

Em outra estação, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, falou sobre as plantas de cobertura do solo, ressaltando que os produtores só têm vantagens no uso dessas plantas, que também ajudam no controle da pérola-da-terra. Entre outros benefícios, estão a melhoria do armazenamento de água no solo, já que aumenta a matéria orgânica, a redução do uso de herbicidas, e a proteção do solo, com menor compactação onde são usadas máquinas agrícolas. Ele também salientou a importância de consorciar famílias botânicas de plantas e sistemas de raízes diferentes. “Quanto mais diversidade de espécies vegetais, mais diversidade de biologia do solo vai ter”, afirmou.

E o engenheiro agrônomo Henrique Thomas Queiroz, também da Emater/RS-Ascar, abordou o tema da qualidade das mudas. Ele falou sobre os cuidados necessários na renovação ou plantio de novas áreas de parreira e também sobre os pontos que devem ser observados na avaliação da qualidade da muda, que são o ponto de enxertia, o tronco, a base do tronco e as raízes. Explicou, ainda, sobre o tratamento da muda, os cuidados no plantio e a adubação.

Botão Voltar ao topo