DestaqueRS

Semana será de chuvas fortes e temporais em todo o RS

O boletim hidrometeorológico divulgado ontem (17) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura destaca que áreas de instabilidade alimentadas pela umidade espalham nebulosidade e chuva em todo o Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados ficam concentrados especialmente no norte, onde podem vir acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo. O calorão diminui um pouco.
Hoje (18), a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica aumenta a instabilidade sobre o estado. Ao longo do dia, a expectativa é de tempo instável e chuva mais expressiva na metade sul do estado, área que inclui a fronteira com o Uruguai. No Litoral, há chance de temporais isolados com trovoadas e rajadas de vento. O fim de semana começa com chuva generalizada, mas com a  instabilidade perdendo força ao longo do dia. O sistema de baixa pressão atmosférica na costa traz mais chuva, ainda com risco de temporais no Litoral. As temperaturas vão ficar amenas com a entrada de um ar mais frio.
Análise Climática
O Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) mantém a projeção de aquecimento no Oceano Pacífico neste verão com indicação de El Niño fraco também durante o outono de 2019. A condição, para este verão é de que o El Niño seja modesto, semelhante ao ocorrido no verão de 2015. Porém, as chuvas que vêm sendo registradas são atribuídas a fatores como a época do ano, ondas atmosféricas tropicais e até mesmo bloqueios e não ao aquecimento do Pacífico (El Niño).
Para o mês de fevereiro a expectativa é de chuvas acima do esperado na maior parte do Rio Grande do Sul. Já em áreas do centro, leste e norte, a chuva ocorre, mas os volumes podem ficar ligeiramente abaixo do esperado. Com relação às temperaturas, apesar da chuva, as máximas devem ficar também ligeiramente entre a média ou pouco acima do padrão.

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios