Rio Grande do Sul

Casa de Cultura Mario Quintana oferece oficina gratuita de cinema

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe de 6 de fevereiro a 24 de julho a Oficina Popular de Filmagem: formação, produção e experiência cinematográfica. Financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto é destinado a estudantes de escolas públicas com idades entre 13 e 18 anos. As aulas são gratuitas e vão ocorrer sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 18h30, na Sala Sapato Florido. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cinemapoapopular@gmail.com.

A oficina será ministrada por Luciana Tubello Caldas, que trabalhará os seguintes temas: linguagem cinematográfica (planos, ângulos e movimentos de câmera); escrita e roteiro cinematográfico (argumento, estrutura, roteiro técnico) e montagem cinematográfica (corte, ritmo e transição). “O cinema será um dispositivo lúdico e criativo na produção e circulação de saberes entre os participantes, figurando como espaço de formação e sociabilidade e promovendo uma experiência coletiva de criação e autoria. A consolidação desta proposta será a produção de um curta-metragem”, explica Luciana.

Sobre a oficineira
Luciana Tubello Caldas é Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolveu a pesquisa “Clube das 5”. Neste trabalho, procurou discutir o quanto prática cinematográfica em sala de aula, pode operar na constituição ética dos estudantes.

Serviço:
Oficina Popular de Filmagem: formação, produção e experiência cinematográfica

Quando: De 6 de fevereiro a 24 de julho | Quartas-feiras | Das 14h30 às 18h30
Local: Oficina de Arte Sapato Florido – 5º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Público: Estudantes de escolas públicas entre 13 e 18 anos
Inscrições gratuitas: cinemapoapopular@gmail.com

Botão Voltar ao topo