ExtraRS

Livro valoriza a culinária de Lomba Grande

Uma das tradições do bairro rural de Lomba Grande agora está eternizada em um livro. Lançado na quarta-feira, 23, no Salão Paroquial da Igreja de São José. a publicação “Resgate de Receitas da Família Rural” comemora os 10 anos do Programa Formação de Agentes de Desenvolvimento Local no município.

Receitas tradicionais do bairro foram resgatadas em pesquisas e escritas pelas mulheres que participam do Programa. “Nós pesquisamos para poder buscar material para fazer o livro e descobrimos receitas centenárias, sendo uma cultura alimentar que temos que preservar”, contou Mariza Bernadete dos Passos Rocha, que foi uma das autoras do livro.

Foram impressos 250 exemplares de 31 páginas cada. O livro foi produzido a partir de uma parceria da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural de Novo Hamburgo, Emater/RS e o Grupo de Mulheres Rurais de Lomba Grande. “A ideia começou com a produção periódica de receitas destas mulheres, que reproduzem os costumes das suas famílias”, comentou Geórgia Santanna, engenheira agrônoma do Programa. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, participou do lançamento do livro e destacou a possibilidade de desenvolver outros projetos na zona rural do município.

O livro pode ser adquirido por R$ 10 na sede da Emater/RS, localizada na Rua João Aloysio Algayer, 690, em Lomba Grande.

Artigos relacionados