Geral

Pesquisador ensina a combater os carunchos na despensa de alimentos

Os carunchos e as traças que às vezes encontramos em alimentos estão presentes o ano todo. Nos meses mais quentes, percebemos melhor a presença deles e, com o calor, encontram condições mais favoráveis para a reprodução. Uma única fêmea pode depositar algumas centenas de ovos e as larvas poderão chegar à fase adulta entre 30 e 40 dias. No Inverno, o ciclo se prolonga – podendo no caso das lagartas (larvas) se estender por 150 dias.

Na época quente do ano, o risco de uma infestação é maior se você trouxer algum produto infestado para sua despensa de alimentos. Um produto infestado significa dezenas a centenas de ovos ou larvas que continuarão a se desenvolver no produto, ou migrar para um próximo gerando uma infestação cruzada.

O pesquisador Marcos Potenza, do Centro de Pesquisa de Proteção Ambiental do Instituto Biológico (IB), lembra que “a partir do início da Primavera estes problemas começam a ficar mais frequentes”, infestando alimentos muito consumidos pelos brasileiros como biscoitos, bombons, chás, milho de pipoca, arroz, feijão, macarrão, farinhas e até chocolate em pó. Algumas espécies infestam carnes secas e salgadas, carnes frescas mal acondicionadas ou com refrigeração precária, embutidos (presunto) e queijos, por exemplo.

Uma curiosidade valiosa destacada por Potenza é que nem sempre o alimento que você identificou com traças ou carunchos é a origem do problema, ou seja, a infestação pode ter surgido em outro produto – que continua dentro do seu armário e pode perpetuar essa infestação.

Uma notícia um pouco melhor é que traças e carunchos não transmitem doenças ao ser humano – ao contrário, por exemplo, das baratas e moscas. Mas quem gosta de ficar comendo traças e carunchos? Ninguém! Então veja algumas dicas do pesquisador sobre como evitar esse problema:

Observe a higiene, conservação predial e o acondicionamento dos produtos do local onde você costuma comprar seus alimentos industrializados ou a granel. Se observar mariposa ou besourinhos significa uma infestação presente em um ou mais produtos.

 Verifique se o produto não está com a embalagem perfurada, rompida ou com algum tipo de dano mecânico. Isto favorece a entrada de insetos.

 Após abertos, mantenha os alimentos em recipientes bem fechados.

 Se identificou um produto com infestação, confira os outros que estão no armário porque pode haver migração de insetos para outros alimentos

 Não jogue fora na mesma hora o produto infestado. Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

Botão Voltar ao topo