Rio Grande do SulSanta Catarina

Florianópolis realiza o maior congresso de educação de redes municipais

Evento promovido pelo município ocorre segunda e terça-feira. Entre os convidados estão o vice-presidente da SBPC, Carlos Roberto Jamil Cury, e o ex-ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, realiza na próxima segunda (4) e terça-feira (5) o Congresso de Educação Básica, o maior evento da Educação municipal do Estado, que reunirá mais de mil professores, acadêmicos e pesquisadores. Em sua oitava edição, tem como tema “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”. O COEB terá como sede o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Conforme o secretário de Educação, o objetivo do congresso é ampliar as discussões que redefinam as diretrizes enquanto primeiro nível de formação, para o firme reconhecimento do direito à educação para todos. “Assim, buscamos ser uma rede de ensino inovadora com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas”, completa Maurício Fernandes Pereira.

Entre os convidados do COEB estão o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Carlos Roberto Jamil Cury, e do ex-ministro de Educação, José Henrique Paim Fernandes.

Abertura

Na segunda-feira, a conferência de abertura terá como tema “Sujeitos e processos de aprendizagens: tramas da educação básica” e será realizada das 10h30 às 12h no auditório Garapuvu. Ela será ministrada pelo professor doutor Carlos Roberto Jamil Cury, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.

Educador há mais de 50 anos, atua nas áreas de leis de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É vice- presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e atual membro do seu conselho nacional.

Dentre diversas obras, é autor dos livros “Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições” (2014), “Os Parâmetros curriculares nacionais e o ensino fundamental” (1998) e “Educação e contradição: elementos teórico-metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo” (1989).

Mostra audiovisual

De 13h às 13h30, também no auditório Garapuvu, ocorrerá uma mostra audiovisual com filmes produzidos por estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis. A Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, apresentará três filmes: “A flor da pele”, “O mundo” e “Menina também pode”. Da Escola Básica Municipal Lupércio Belarmino da Silva, na Caieira da Barra do Sul, vem a produção “Alfabeto de dança”. Já o pessoal da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) Continente II, na unidade localizada no CEDEP, no Monte Cristo, trará a obra “Respeita as mina”.

O direito de aprender

A mesa redonda “Os sujeitos e o direito de aprender” será realizada das 13h30 às 15h30, no auditório Garapuvu, com as professoras doutoras Ingrid Lilian Fhur, da Universidade de Brasília (UNB), e Maria Clara Di Pierro, da Universidade de São Paulo (USP). O debate tem como objetivo discutir a educação como processo de humanização; as implicações de categorias sociais como gênero, etnia, geração e classe social na constituição dos sujeitos; e as particularidades da ação social das crianças desde bebês, dos adolescentes, dos jovens, dos adultos e dos idosos no processo de aprendizagem.

Painéis e palestras

No COEB, serão realizados três painéis, com duas práticas e uma palestra em cada um deles. As práticas são experiências desenvolvidas por profissionais em unidades da rede de ensino de Florianópolis. Os painéis serão realizados entre 16h e 17h30.

Educação das relações étnico-raciais

Nas salas Goiabeira e Laranjeira, o painel terá o tema “Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios na gestão político-pedagógica”. A prática “Vamos para a África? – Uma viagem ao imaginário Infantil dos Grupos 4 e 5 do NEIM Vila Cachoeira”, será apresentada pela professora da unidade educativa Stefany Julia Pazin Dias. Já “ERER, decolonialidade e a formação docente na EJA” será exposta pela professora Daniela Fernanda Sbravati, do Núcleo EJA Sul II.

Neste painel, a palestra será da professora doutora Claudia Miranda, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre suas áreas de atuação se encontram o pensamento decolonial latino-americano, educação e interculturalidade, afrolatinidade e diálogos educacionais na diáspora africana.

A inclusão dos estudantes com deficiências

O segundo painel terá o tema “A Inclusão dos Estudantes com Deficiências: desafios na gestão político-pedagógica” e acontecerá no auditório Garapuvu. A primeira prática será “Falando sobre inclusão: Relato de experiência no NEIM Barreira do Janga”, apresentada pela professora da unidade educativa Ana Cláudia da Silva e pela diretora Morgana Maria da Silva de Castro. Já a segunda experiência, “Projetos 2018 EBM Osmar Cunha e sala multimeios”, será exposta pela professora de educação especial da escola, Marilene Zorzi e pela diretora Neide Souto.

A palestrante do segundo painel será Monica de Nazare Carvalho, da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Suas pesquisas incluem temas como deficiência visual, atendimento educacional especializado, inclusão social e acessibilidade comunicacional.

Diversidade cultural

Na sala Pitangueira será realizado o terceiro e último painel, com o tema “Diversidade Cultural: desafios na gestão político-pedagógica”. A primeira prática será apresentada pela diretora do NEIM Irmão Celso, Daniela Cristina Silva, e tem como tema “Pluralidade e Respeito à diversidade cultural no âmbito educacional”. Já “(Re)existir e transformar: por uma perspectiva ambiental crítica” será exposta pela professora Ana Cláudia Vicente Demétrio, do Núcleo EJA Sul II.

A palestra será ministrada pelo professor doutor Sérgio Fabiano Annibal, da Universidade Estadual Paulista. Sérgio trabalha no Departamento de Educação da UNESP, além de lecionar nos programas de pós-graduação e mestrado em Letras.

Atrações de terça-feira

O COEB 2019 continua na terça-feira, dia 5 de fevereiro. O segundo dia do evento inicia com a mesa redonda “As relações entre o conhecimento, o saber e o aprender na contemporaneidade: aprendizagens do mundo real”, que será realizada das 8h às 10h. Mediada pelo secretário de Educação de Florianópolis, o professor doutor Maurício Fernandes Pereira, terá a participação do professor doutor Luís Carlos de Menezes, da Universidade de São Paulo (USP) e da professora especialista Janaina Oliveira Barros, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Entre os temas da discussão estão o processo de ensino e de aprendizagem e seus novos desafios; o fazer pedagógico ressignificado e contextualizado a partir das experiências dos sujeitos; e os entrelaçamentos curriculares entre conhecimento, informações, tecnologias e diferentes culturas.

Relatos de experiências

Das 10h30 às 12h ocorrerá a apresentação de nove trabalhos de profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis na modalidade “Relatos de Experiências”, no auditório Garapuvu e nas salas Pitangueira, Goiabeira e Laranjeira.

De 13h às 13h30, no auditório Garapuvu, será realizada novamente a mostra audiovisual com filmes produzidos por estudantes da rede municipal.

Comunicação oral de pesquisa

Já das 13h30 às 15h, serão apresentados nove trabalhos de profissionais da rede municipal de ensino na modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa”, no auditório Garapuvu e nas salas Pitangueira, Goiabeira e Laranjeira.

Palestra com ex- ministro da Educação

O encerramento do evento contará com uma conferência no auditório Garapuvu, com início às 15h30, ministrada pelo professor doutor e ex-ministro da Educação José Henrique Paim Fernandes, com o tema “Protagonismo de quem ensina e de quem aprende: as tramas do processo de aprendizagem”. Paim assumiu o Ministério de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Já ocupou o cargo de Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do MEC.
O evento termina às 16h30, com uma solenidade e apresentação cultural.

A PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 04/02/2018 – SEGUNDA-FEIRA

8h – Credenciamento

9h às 9h30 – Coffee break
Local: Hall de Exposições.

9h30 às 10h30 – Solenidade de Abertura
Local: Auditório Garapuvu.

10h30 às 12h – Conferência de abertura “Sujeitos e processos de aprendizagens: tramas da educação básica”

Professor Doutor Carlos Roberto Jamil Cury – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Local: Auditório Garapuvu.

12h às 13h – Intervalo

13h às 13h30 – Mostra Audiovisual

•Unidade Educativa: Escola Básica Maria Tomázia Coelho
Professor (a): Luiz de Vasconcellos F. Sobrinho e Edinéia Patrícia Dias
Título: A flor da pele – Duração: 3’25”

•Unidade Educativa: Escola Básica Maria Tomázia Coelho
Professor: Luiz de Vasconcellos F. Sobrinho e Eloísio Lopes Felipe
Título: O mundo – Duração: 3’39”

•Unidade Educativa: Escola Básica Maria Tomázia Coelho
Professor (a): Luiz de Vasconcellos F. Sobrinho e Mariana Dorigatti Woritóvicz
Título: Menina também pode – Duração: 3’15”

•Unidade Educativa: Escola Básica Lupércio Belarmino da Silva
Professora: Patrícia Daniele Lima de Oliveira
Título: Alfabeto de dança – Duração: 4’

•Unidade Educativa: EJA Continente II – Núcleo CEDEP/Monte Cristo
Professora: Julia Cristina Wessler
Título: Respeita as mina – Duração: 3’01”

Coordenação: Professora Doutora Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger
Local: Auditório Garapuvu.

13h30 às 15h30 – Mesa redonda “Os sujeitos e o direito de aprender”
– Professora Doutora Ingrid Lilian Fhur – Universidade de Brasília – UNB
– Professora Doutora Maria Clara Di Pierro – Universidade de São Paulo- USP
Mediação: Professora Doutora Rosinete Valdeci Schimitt – DEI
Local: Auditório Garapuvu.

15h30 às 16h – Coffee Break
Local: Hall de Exposições

16h às 17h30 – Painel I: “Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios na gestão político-pedagógica”

Prática 1: “VAMOS PARA A ÁFRICA?” Uma viagem ao imaginário Infantil dos Grupos 4 e 5 do NEIM Vila Cachoeira – Professora Stefany Julia Pazin Dias – NEIM Vila Cachoeira
Prática 2: “ERER, decolonialidade e a formação docente na EJA” – Professora Daniela Fernanda Sbravati – Núcleo EJA Sul II
Palestrante:
Professora Doutora Claudia Miranda – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ
Mediação: Professora Especialista Sônia Santos Lima de Carvalho – DEF
Local: Salas Goiabeira e Laranjeira.

Painel II: “A Inclusão dos Estudantes com Deficiências: desafios na gestão político-pedagógica”

Prática 1: “Falando sobre inclusão: Relato de experiência no NEIM Barreira do Janga”
Professora Ana Cláudia da Silva e Diretora Morgana Maria da Silva de Castro – NEIM Barreira do Janga

Prática 2: “Projetos 2018 EBM Osmar Cunha e sala multimeios” – Professora de Educação Especial Marilene Zorzi e Diretora Neide Souto – Escola Básica Municipal Osmar Cunha

Palestrante: Monica de Nazare Carvalho – Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA)
Mediação: Professora Especialista Ana Paula Felipe
Local: Auditório Garapuvu.

Painel III: “Diversidade Cultural: desafios na gestão político-pedagógica”

Prática 1: “Pluralidade e Respeito a diversidade Cultural no âmbito educacional” – Diretora Daniela Cristina Silva – NEIM Irmão Celso
Prática 2: (Re)existir e transformar: por uma perspectiva ambiental crítica – Professora Ana Cláudia Vicente Demétrio – Núcleo EJA Sul II
Palestrante:
Professor Doutor Sérgio Fabiano Annibal – Universidade Estadual Paulista – UNESP
Mediação: Professora Especialista Giorgia Andréa Wiggers
Local: Sala Pitangueira.

2º DIA – 05/02/19 – TERÇA-FEIRA

8h às 10h – Mesa Redonda “As relações entre o conhecimento, o saber e o aprender na contemporaneidade: aprendizagens do mundo real”
Palestrantes:
Professor Doutor Luís Carlos de Menezes – Universidade de São Paulo
Professora Especialista Janaina Oliveira Barros – Instituto Chapada de Educação e Pesquisa
Mediação: Professor Doutor Maurício Fernandes Pereira
Local: Auditório Garapuvu.

10h às 10h30 – Coffee Break
Local: Hall de Exposições.

10h30 às 12h – Apresentação de Trabalhos “Relatos de Experiências”

Eixo: Currículo e Prática Pedagógica

•Crônicas da Cidade. Cristiane Guimarães e Solange Rocha.
Apresentadora: Cristiane Guimarães e Solange Rocha
•Educação Étnico Racial compartilhando saberes. Kátia Regina Costa, Adriana de Souza Lamark e Rassmeia Suleman.
Apresentadora: Kátia Regina Costa
•Desenvolvimento de habilidades em leitura. Lidiomar José Mascarello e Samuel Santana.
Apresentador: Lidiomar José Mascarello

Mediação: Professor Doutor Diego Pacheco
Local: Auditório Garapuvu

Eixo: Currículo e Prática Pedagógica/Formação Inicial e Continuada

•Docência Compartilhada: uma experiência exitosa no NEIM Poeta João da Cruz e Souza. Maika Kinas e Josélia Maria de Lima.
Apresentadora: Maika Kinas
•Festival do Minuto EJA 2018. Rodrigo Ferreira dos Reis e Luiz Gabriel Nogueira.
Apresentador: Rodrigo Ferreira dos Reis e Luiz Gabriel Nogueira
•Feiras de Matemática: memórias e narrativas docentes que acontecem nesse espaço. Renata Cristine Conceição, Roberta Schnorr Buehring e Jussara Brigo.
Apresentadora: Renata Cristine Conceição

Mediação: Professor Doutor Rodrigo Cantos Savelli Gomes
Local: Sala Pitangueira.

Eixo: Política e Gestão

•A promoção do protagonismo juvenil na escola de Ensino Fundamental..
Apresentadora: Juliana Rodrigues Walendy
•Desenho Universal aplicado à Aprendizagem: contribuições para o exercício da docência inclusiva. Narjara Zimmermann e Rosângela Kittel.
Apresentadora: Narjara Zimmermann
•Outras possibilidades da Dança. Patrícia Daniele Lima de Oliveira e Rilda Rejane Schiavini.
Apresentadora: Patrícia Daniele Lima de Oliveira

Mediação: Professora Doutora Carmen Lucia Nunes Vieira
Local: Salas Goiabeira e Laranjeira.

12h às 13h – Intervalo

13h às 13h30 – Mostra Audiovisual

•Unidade Educativa: Escola Básica Maria Tomázia Coelho
Professor (a): Luiz de Vasconcellos F. Sobrinho e Edinéia Patrícia Dias
Título: A flor da pele – Duração: 3’25”

•Unidade Educativa: Escola Básica Maria Tomázia Coelho
Professor: Luiz de Vasconcellos F. Sobrinho e Eloísio Lopes Felipe
Título: O mundo – Duração: 3’39”

•Unidade Educativa: Escola Básica Maria Tomázia Coelho
Professor (a): Luiz de Vasconcellos F. Sobrinho e Mariana Dorigatti Woritóvicz
Título: Menina também pode – Duração: 3’15”

•Unidade Educativa: Escola Básica Lupércio Belarmino da Silva
Professora: Patrícia Daniele Lima de Oliveira
Título: Alfabeto de dança – Duração: 4’

•Unidade Educativa: EJA Continente II – Núcleo CEDEP/Monte Cristo
Professora: Julia Cristina Wessler
Título: Respeita as mina – Duração: 3’01”

13h30 às 15h – Apresentação de Trabalhos “Comunicação Oral de Pesquisa”

Eixo: Currículo e Prática Pedagógica

•Sujeitos em processo de alfabetização e sua apropriação da cultura digital: um estudo exploratório no I Segmento da EJA da RME Florianópolis..
Apresentadora: Deisi Cord
•“Falando a gente encontra a solução”: estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do projeto Crimes Virtuais.
Apresentadora: Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo.
•Cartografia: seguindo os rastros de estudantes na criação colaborativa de jogos digitais. Isabela Santos da Silva Oliveira e Martha Kaschny Borges.
Apresentadora: Isabela Santos da Silva Oliveira

Mediação: Professora Doutora Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger
Local: Auditório Garapuvu.

Eixo: Política e Gestão/Currículo e Prática Pedagógica

•Negros e negras: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho. Apresentadora: Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira.
•“Pintou? Agora chega! É a vez do amiguinho!” A Educação Infantil reivindica a experiência.
Apresentadora: Cristiane Januário.
•Os agrupamentos multietários na Educação Infantil: reflexões a partir de documentos oficiais e da produção científica (2006-2016).
Apresentadora: Samara Maria João.
Mediação: Professora Mestra Luciane Volken
Local: Salas Goiabeira e Laranjeira.

Eixo: Formação Inicial e Continuada/Currículo e Prática Pedagógica

•As relações entre o estudante da terceira idade e o texto escrito em contexto institucional (EJA/NETI/UFSC).
Apresentadora: Marina Casaril.
•“A manta é o espaço da vida democrática na escola” Orientações curriculares para a educação pré-escolar, trabalho pedagógico e modos de participação das crianças. Apresentadora: Renata Veiga.
•Professor temporário: situações da docência em Educação Física na RME Fpolis (2011-2017). Artur Gomes de Souza e Fábio Machado Pinto.
Apresentadora: Artur Gomes de Souza

Mediação: Professor Mestre André Justino dos Santos Costa
Local: Sala Pitangueira.

15h às 15h30 – Coffee Break
Local: Hall de Exposições.

15h30 – Conferência de Encerramento: “Protagonismo de quem ensina e de quem aprende: as tramas do processo de aprendizagem”
Professor Doutor José Henrique Paim Fernandes
Local: Auditório Garapuvu.

16h30 – Solenidade de Encerramento e apresentação cultural

Botão Voltar ao topo