Rio Grande do Sul

Feira Estadual da Agricultura Familiar acontece em Torres este fim de semana

Até domingo (03/02) quem for a Torres para aproveitar a praia poderá conhecer o que de melhor é produzido nas propriedades rurais no interior do Estado na Feira Estadual da Agricultura Familiar, que acontece na Praça XV de Novembro (Avenida Itapeva, no centro da cidade). Nesta sexta-feira (1º/02) e sábado (02/02), a feira funciona das 12h às 24h, e no domingo das 10 às 17h.  Ao todo participam do evento 36 famílias de agricultores, de 27 municípios, que produzem compotas, conservas, vinhos, panificados, ovos, mel, linguiça, salame, queijos e outros derivados de leite, cachaça, geleias, biscoitos, flores, erva-mate, entre muitos outros produtos, além de flores. Deste total, três empreendimentos são de Torres: Mulheres em Ação, Orquisel e Afarve.

Este é o primeiro ano que o Grupo de Artesanato Rural em Bananeira e Porongo Mulheres Rurais em Ação, de Torres, participa da Feira. O grupo é composto de sete mulheres que moram no meio-rural. Elas são produtoras e fazem artesanato para comercializar com a intenção de agregar renda e resgatar este tipo de artesanato que não é mais produzido no litoral.

Além de grupo, existem agricultores que percorreram muitos quilômetros para mostrar seus produtos aos consumidores como é o caso da família de Miguel Sobucki, de Sete de Setembro, que andou mais de 700 quilômetros até Torres para ofertar aos consumidores conservas, sucos e polpas de butiá, jabuticaba, pitanga, uvaia e de outras tantas frutas. A feira é promovida pela Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres e Prefeitura. A Emater/RS-Ascar é uma das organizadoras do evento em função do trabalho diário que desenvolve junto às famílias rurais do Estado, buscando ajudá-las para a legalização tributária, sanitária e ambiental das agroindústrias. As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural Social passam ainda pela elaboração do projeto, acesso ao fomento, capacitação em boas práticas de produção e gerenciamento, apoio a organização geral do empreendimento, dentre tantas outras.

Botão Voltar ao topo