Porto AlegreRio Grande do Sul

Porto Alegre: ação educativa reforça segurança dos idosos no trânsito

Na manhã desta quinta-feira, 31, nas imediações do Hospital Pronto Socorro (HPS), agentes da Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram uma nova ação preventiva por uma maior segurança dos pedestres nas travessias. Nas abordagens, condutores e pedestres receberam orientações para redobrar a atenção principalmente em relação ao público idoso, segmento bastante exposto a atropelamentos, inclusive com diversos casos de vítimas fatais no trânsito.

Para o agente da CEM, Virlei Pedroso dos Reis, é importante ressaltar que a prevenção deve incluir a participação de todos os segmentos. “As demais pessoas devem também participar desta tarefa, de auxiliar e respeitar o idoso, pois ele é a pessoa mais fragilizada no dia a dia do trânsito. Os condutores precisam ter paciência. E os idosos devem sempre respeitar a sinalização para evitar acidentes”, comenta. Reis lembra que, além do cuidado na travessia, a EPTC orienta as tripulações de transporte coletivo para ter atenção com os idosos, desde o embarque, até a acomodação dentro do coletivo, evitando quedas.

A aposentada Alvina Trindade, 62 anos, que caminha diariamente pelo local onde foi realizada a ação, diz que o respeito no trânsito é a principal forma de todos terem uma circulação mais segura. “Não é só o idoso que deve observar a sinalização. O respeito no trânsito deve ser de todos”, enfatiza. A idosa Lurdes Estery, 72 anos, comentou que durante seu deslocamento nesta manhã em direção à área central da Capital, presenciou uma cena onde um idoso quase foi atropelado. “As pessoas devem ter mais paciência com o público idoso. É importante este tipo de ação da EPTC, alcançando sempre o maior número de pessoas”, avalia.

Vida no Trânsito – A ação com o pedestre idoso faz parte do Programa Vida no Trânsito, desenvolvido pela EPTC e pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio do Detran/RS. Para março, estão previstas também atividades preventivas envolvendo os motociclistas, segmento igualmente exposto à acidentalidade no dia a dia da circulação.

Botão Voltar ao topo