Rio Grande do Sul

40ª Feira de Ovinos e 31ª Lã e Carne inicia em Dom Pedrito

Iniciou ontem (01), em Dom Pedrito, na região da Campanha, a 40ª Feira de Ovinos de Verão e 31ª Lã e Carne, com a entrada dos animais inscritos no Parque de Exposição Juventino Corrêa de Moura. O evento, que se estende até hoje (02) é promovido pela Associação e Sindicato Rural do município, com o apoio da Associação dos Criadores de Ovinos de Dom Pedrito (Acodope) e Emater/RS-Ascar.

O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Dom Pedrito, Walney Lucas Moreira aponta que o evento contribui para a valorização da ovinocultura. – O município já teve 600 mil cabeças e hoje tem 110 mil, é uma iniciativa para a recuperação do setor -, afirma.

Hoje, a partir das 8h, está programada a segunda edição do Concurso de Churrasco de Cordeiro. Na ocasião, 12 equipes de quatro pessoas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que estará analisando desde o preparo do fogo, até o ponto da carne, o sabor e o tempero. Foram escolhidos para fazer o julgamento o empresário Cássio Vinícius La Bella e a advogada Manuela Costa Teixeira, ambos envolvidos no concurso de churrasco de Lavras do Sul. – É uma oportunidade de mostrar a qualidade da carne de cordeiro de Dom Pedrito, além de ajudar a ampliar horizontes de comercialização -, diz o extensionista Walney Lucas Moreira.

Após o julgamento, os vencedores receberão como premiação um mimo escolhido pelo Sindicato Rural de Dom Pedrito. Ao final do concurso, a carne será vendida ao público pelo preço unitário de R$ 30,00, durante o almoço típico promovido pela Acodope. A programação se encerrará com o remate de ovinos, às 16h.

Botão Voltar ao topo