GastronomiaVariedades

Dicas de leitura para os amantes da gastronomia

Aos amantes da gastronomia, a SESI-SP Editora conta com lançamentos imperdíveis de renomados autores, como: Ensei Neto, um dos maiores nomes no cenário de cafés; Sandor Ellix Katz, ganhador do prêmio James Beard e autor na lista de best-sellers do New York Times; Henrique Fogaça, talentoso cozinheiro e integrante da equipe do primeiro reality show brasileiro de culinária, o MasterChef; e Bianca Bosker, jornalista que entrou no mundo da elite dos sommeliers e autora do livro que figurou na lista dos mais vendidos do NYT.

Você já pensou que milho mastigado pode ser transformado em cerveja? A princípio parece um tanto estranho, porém, em Fermentação Selvagem, Sandor Ellix Katz mostra que esse processo é mais normal do que se imagina. Em um capítulo dedicado apenas às cervejas, o autor conta sua experiência durante a produção da chicha (cerveja andina de milho mastigado). Este livro inspira as pessoas a usar a cozinha como verdadeiro laboratório e transformar, por meio da fermentação, legumes em chucrute, leite em queijo e iogurte, cereais em pão e muito mais.

“Forte e quente!”. Até pouco tempo, essa era a primeira coisa que se pensava quando o assunto era “beber café”. Puro engano! A bebida mais querida do mundo pode, sim, ser muito refrescante. No livro Receitinhas para você – Café, Ensei Neto ensina deliciosas receitas que podem ser apreciadas nas épocas mais quentes do ano, como Fulô da Noite, Iced Cappuccino, Café África e, até mesmo, gelatina de café, além de outras opções gastronômicas.

“Comida não é artigo de luxo”. Este é o principal bordão de Henrique Fogaça, autor de Um Chef Hardcore. Mas Fogaça não se resume à gastronomia: o chef tem uma banda de música hardcore, a Oitão, da qual é vocalista e compositor. Venha conhecer a história de sua família, a infância feliz em Piracicaba, a juventude rebelde em Ribeirão Preto e a batalha para conquistar seu espaço na capital paulista.

O que o vinho tem de tão especial? Bianca Bosker, autora de Cork Dork, não sabia muito sobre vinhos até conhecer o mundo da elite dos sommeliers, que dedicam a vida a buscar seu sabor. Fascinada pelo fervor e pelos poderes sensoriais desses especialistas, propôs-se a descobrir o que move essa obsessão e verificar se ela também poderia se tornar uma “cork dork”.

Botão Voltar ao topo