Prestes a completar uma década no próximo sábado (9), o Pop Center está consolidado na Capital gaúcha. Ao longo desses 10 anos, o centro popular de compras se tornou uma referência na oferta de produtos a preços acessíveis, mas, também, por ter proporcionado uma nova vida a centenas de pessoas.
Antes de ser inaugurado, os hoje lojistas do POP ocupavam a Praça XV, também no Centro de Porto Alegre, onde não contavam com as mesmas condições que desfrutam hoje. “Nossa vida só melhorou depois que viemos para cá. Na rua, todos os dias era a mesma rotina de montar e desmontar as barracas”, conta Gilberto de Araújo, um dos comerciantes mais antigos do empreendimento.
Gilberto, que começou como proprietário de duas lojas e hoje tem quatro localizadas no bloco A, recorda, também, que as oportunidades oferecidas no Pop ajudaram a dar uma vida melhor à família. “Consegui uma clientela fiel, o que me mantém aqui dentro. Esse ano, formei minha filha com o meu trabalho, lembrando que toda a trajetória dela foi em escola particular”.
Outra lojista que teve a vida modificada foi Eva Maria Vargas. “Quando tu estás na rua, imagina que o mundo é teu, mas não percebe que é muito trabalho. Hoje, não troco nada do que tenho aqui. Na rua, não tinha condições de viajar para repor meu estoque, por exemplo. Agora, estou sempre à procura de novidades para os meus clientes”. Eva é proprietária da New Boys “uma marca bem conhecida aqui dentro”, ressalta com orgulho.
Já Michele Amorim, da Inove Cell e da Inove Store, conta que “começou com uma banquinha no corredor 7” e atualmente emprega mais de 20 pessoas, todas com carteira assinada, em uma loja recentemente inaugurada no terceiro piso do Pop. “Além desse, ainda temos outro espaço que fica no térreo, próximo ao terminal de ônibus. Começamos vendendo celulares, mas migramos para assistência técnica. Assim, toda a família aprendeu a consertar os aparelhos. Hoje, posso dizer que somos referência neste serviço e não apenas no Rio Grande do Sul”.
A diretora institucional do Pop Center, Elaine Deboni, é uma das que mais se orgulham da trajetória dos lojistas durante estes 10 anos. “No começo, precisamos resgatar o ser humano para que entendessem o quanto iriam ganhar vindo para cá. O comportamento deles tinha que mudar e trabalhei para melhorar a autoestima de todos”, relembra.
Elaine conta que investiu forte na figura da família. “Sempre perguntava para as crianças se elas queriam ser filhas de lojistas ou de camelôs. Com a resposta unânime na primeira opção, reforçava com elas que precisam dizer isso aos pais para mudar neles o pensamento sobre o Pop. Outra coisa que bati muito foi na importância dos estudos, pois a única coisa que liberta é a educação”.
O Pop Center, localizado no coração de Porto Alegre, conta com 800 lojas e emprega mais de quatro mil pessoas direta ou indiretamente. Por mês, cerca de 1 milhão e 100 mil clientes circulam pelo local, que disponibiliza, além das lojas, terminais bancários, estacionamento, praça de alimentação e consultório dentário.