NotíciasRio Grande do Sul

Sempa alerta sobre alimentos para gatos na Praça da Biblioteca

Com a previsão da reforma do Teatro Municipal de São Leopoldo, o secretário municipal de Proteção Animal, Anderson Ribeiro, destaca a necessidade de cuidado com a disposição de alimentos para os gatos que vivem na Praça 20 de Setembro, conhecida como Praça da Biblioteca. Um problema recorrente, segundo Ribeiro, são sacolas com alimentos jogadas sobre o telhado do prédio que provocam o entupimento das calhas e prejudicam a estrutura.
Como as obras vão ocorrer no espaço onde circulam os felinos, o secretário alerta para a população tomar alguns cuidados, dispondo a comida no chão. “Além do problema que as sacolas podem causar nas instalações, a comida estragada pode prejudicar a saúde dos animais”, ressalta.
A Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa) monitora a colônia com mais de 20 gatos que vivem no local. A Sempa está fazendo a captura, castração e devolução dos animais com o objetivo de controlar o aumento do grupo e garantir o bem-estar dos animais. “Os gatos da praça não são adotáveis, são animais arredios e estão adaptados ao local. A manutenção dos animais comunitários no seu local de origem está prevista em lei. Estamos agindo para assegurar este direito”, afirma Ribeiro.
A regulamentação do atendimento a animais comunitários está definida em âmbito federal, estadual e municipal pelas leis  13.426/17, 13.193/09 e 7.158/10, respectivamente.
Botão Voltar ao topo