NotíciasRio Grande do Sul

Comércio inicia caminhada rumo a uma nova visão de negócios

Lojistas recebem consultoria gratuita oferecida pela Prefeitura em parceria com o Sebrae

Proporcionar aos lojistas um conhecimento específico utilizando ferramentas para que consigam fomentar a competitividade e aumentar a lucratividade é o propósito do investimento da Prefeitura de Novo Hamburgo que, juntamente com o Sebrae, iniciou nesta semana a consultoria gratuita para lojistas envolvidos nas obras de revitalização do Centro. Divididos em três turmas, 50 comerciantes participarão do Workshop de Gestão Integrada de Indicadores até o próximo dia 14 e no dia 13 de março definirão os principais pontos a serem estudados e implementados até julho deste ano nas lojas.

“A parceria com o Sebrae é uma das estratégias que a gestão pública adotou para oferecer aos lojistas as condições de desenvolvimento econômico. Paralelo a isso, estamos investindo forte para que Novo Hamburgo tenha um espaço apropriado ao crescimento, que retome o seu perfil tecnológico, com o Centro de Inovação Tecnológica (CIT), e que diminua os indicadores da violência, por meio das parcerias e oficinas gratuitas do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI)”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, que participou da abertura do workshop ao lado do gerente regional do Sebrae, Marco Copetti.

Para o gerente, essa é uma grande oportunidade oferecida pela Prefeitura aos lojistas. “Aproveitem esse conhecimento específico. Aqui, vocês terão acesso às ferramentas que auxiliarão a enfrentar os desafios da economia e garantir mais competitividade e lucratividade”, disse. E foi garantindo esse sucesso que a consultora Roseli Cecilia Casali deu início ao seu curso. “Não existe negócio que não dá certo, existe sim negócio mal administrado. Hoje, cerca de 90% das empresas não têm conhecimento eficiente sobre o seu financeiro e ter esse controle é fundamental.”

Esse e outros assuntos serão temas até o dia 31 de julho quando está previsto o encerramento da consultoria. Para cada uma das três turmas há um consultor designado para fazer os atendimentos e, a partir daí, o lojista poderá acompanhar a evolução do seu negócio, utilizar as informações para tomada de decisões e possíveis mudanças em seu comércio. Para final de fevereiro também estão previstas visitas de profissionais de design/arquitetura às lojas para a elaboração de um projeto de melhoria de fachada e vitrine.

O Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) é executado pela Prefeitura de Novo Hamburgo e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Botão Voltar ao topo