Porto AlegreRio Grande do Sul

Oficina de Choro abre inscrições para aulas gratuitas

No dia 15 de fevereiro, o projeto de educação musical Oficina de Choro abre inscrições para as aulas do primeiro semestre. As aulas são gratuitas e a ficha de inscrição pode ser acessada pelo site www.oficinadechoro.com.br até o dia 15 de março. As vagas são limitadas e os interessados são submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical e preenchimento das vagas. As aulas terão início em 16 de março e serão realizadas no Instituto Ling, centro cultural com sede no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

A Oficina de Choro oferece aulas para músicos de diversos instrumentos – como violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro, sopros e teclas – e teoria musical, além decanto e prática de conjunto com formação de grupos. As aulas oferecidas no primeiro semestre são: Acompanhamento de samba-choro, Solo de Choro, Novos Chorões (para iniciantes), Harmonia e Composição de choro, Choro Novo! e Canto Popular.

Sobre a Oficina de Choro

A Oficina de Choro completa 15 anos em 2019 e vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do Choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul. Coordenada pelo músico Mathias Pinto, com curadoria e produção da Branco Produções, a Oficina se destaca como um dos três maiores projetos voltados ao ensino de Choro no país.

No ano de 2018, o projeto teve o maior crescimento desde a sua criação, contando com um núcleo de mais de 400 alunos que receberam formação musical através da linguagem do choro, com diferentes aulas abertas ao público.

Em 2019, a Oficina passa a funcionar em novo espaço: o Instituto Ling, centro cultural com sede no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. O projeto também dará origem à OCPA – Orquestra de Choro de Porto Alegre, que será formada por músicos integrantes da Oficina. Para Mathias Pinto, coordenador do projeto, o grande desafio da Oficina de Choro para 2019 é “ampliar o espaço da música instrumental na cena cultural, formando músicos e grupos, e implementando a ideia inédita de uma Orquestra de Choro”.

Botão Voltar ao topo