Negócios

VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola acontece em março na Argentina

O VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola, acontece entre 27 e 30 de março em Córdoba, na Argentina. O evento reunirá mais de 200 escritores, especialistas, profissionais e estudiosos da área de todo o mundo. As reflexões e debates abordarão a “América e o futuro do espanhol. Cultura e educação, tecnologia e empreendedorismo”.

Organizado pelo Governo Argentino em conjunto com o Instituto Cervantes, a Real Academia Espanhola, a Associação de Academias de Idiomas e em colaboração com diferentes governos da América Latina levantará questões como o futuro ibero-americano do espanhol, a incidência das tecnologias digitais, o valor econômico do espanhol, os desafios das indústrias culturais, o turismo linguístico, a tradução, a miscigenação linguística, os exílios, o ensino de espanhol e sua literatura ou judaico-espanhola, dentre muitas outras.

Num formato de fóruns universais as reflexões sobre situações, problemas e desafios do espanhol serão debatidas buscando despertar a consciência da corresponsabilidade de pessoas, governos e instituições na promoção e unidade da língua, bem como estimular o diálogo entre toda a comunidade cultural hispânica. As sessões serão organizadas sob cinco pilares:

  • espanhol, língua universal;
  • Linguagem e interculturalidade;
  • Desafios do espanhol na educação do século 21;
  • Espanhol e a revolução digital;
  • A competitividade do espanhol como língua de inovação e empreendedorismo.

Cada setor é organizado em uma sessão plenária (que começa com uma apresentação geral, seguida por uma ou duas mesas redondas) e em vários painéis (entre quatro e seis) que tratam de uma abordagem setorial para as questões em discussão.  Além dessas apresentações, mesas redondas e painéis, o VIII Congresso incluirá quatro reuniões plenárias especiais: uma delas em homenagem a Victor Garcia de la Concha, ex-diretor da Real Academia Espanhola (1998-2010) e do Instituto Cervantes (2012-2017), e outra dedicada ao compositor espanhol Manuel de Falla. Além disso, sob o título “Viagem e transporte”, as relações culturais entre a América e a Espanha no último século serão revistas. O programa será complementado com várias atividades culturais e sociais.

Essa edição segue na linha dos eventos anteriores realizados em Zacatecas (México, 1997), Valladolid (Espanha, 2001), Rosário (Argentina, 2004), Cartagena das Índias (Colômbia, 2007), Valparaíso (Chile, 2010), Cidade do Panamá (2013) e San Juan (Porto Rico, 2016).

Botão Voltar ao topo