EducaçãoRio Grande do Sul

Orquestra Sinfônica da UCS faz apresentação dia 28 em São Sebastião do Caí

A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, em continuidade às apresentações pela região de abrangência da UCS, estará presente no município de São Sebastião do Caí, no dia 28 de fevereiro. A Orquestra, neste dia, leva o projeto “130 anos de Heitor Villa-Lobos: um Índio de Casaca”, viabilizado pela Lei Rouanet, que também já foi apresentado em Flores da Cunha, Nova Prata, Vacaria, Canela, Bento Gonçalves e Farroupilha (com apresentação no dia 26). Em São Sebastião do Caí, a apresentação ocorre no Centro de Cultura do Município, às 20 horas e tem entrada franca. Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, as apresentações contarão com a presença dos solistas Elisa Machado (soprano) e Alexandre Diel (violoncelo).

Villa-Lobos

Villa-Lobos nasceu no dia 5 de março de 1887 e faleceu no dia 17 de novembro de 1959. Foi maestro e compositor brasileiro, tendo se destacado por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música. Foi considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. Na data de seu nascimento é celebrado o Dia Nacional da Música Clássica, sendo que em 2017 se comemorou seus 130 anos. As primeiras composições de Villa-Lobos trazem a marca dos estilos europeus da virada do século XIX para o século XX, sendo influenciado principalmente por Wagner Puccini, pelo modernismo da Escola de Frankfurt e, logo depois, pelos impressionistas.

Projeto

O projeto “130 anos de Heitor Villa-Lobos: um Índio de Casaca” tem o patrocínio das empresas Anay Fitas, HD Parts, Pantlantica Tubos, Andreazza, Mebrafe, Vinícola Panizzon, Crediare, Promob, além diversas pessoas físicas, e contempla apresentações gratuitas pelo interior do estado do Rio Grande do Sul.

Programa

  • Johann Sebastian Bach: Prelúdio da Suite N. 1 para violoncelo solo em Sol Maior BWV 1007

Solista: Alexandre Diel (violoncelo);

  • Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras N. 9 para Orquestra de Cordas: Prelúdio e Fuga;
  • Ernesto Nazareth/Arr. Davi Coelho: Cavaquinho porque choras?;
  • Heitor Villa-Lobos: Choros N. 7 “Settimino”;
  • Heitor Villa-Lobos: A Floresta do Amazonas: Veleiros; Cair da tarde; Canção do amor; Melodia sentimental

Solista: Elisa Machado (soprano);

  • Heitor Villa-Lobos: Suite N. 2 para orquestra de câmara: Segundo Movimento (Vivace); Quarto Movimento (Poco Moderato); Quinto Movimento (Poco Moderato);
  • Antônio Carlos Jobim/Arr. Gilberto Salvagni: Wave

Solista: Elisa Machado (soprano)

Botão Voltar ao topo