Rio Grande do Sul

Cine Iberê realiza sessão comentada do filme The Garden dia 24

O Cine Iberê realiza no dia 24 de fevereiro uma sessão comentada do filme The Garden (O Jardim), com a professora de Cinema e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Angela Prysthon. The Garden é uma das obras mais importantes de Derek Jarman, uma fusão entre autobiografia, poesia e política. O filme integra o programa de cinema em diálogo com a exposição Se o paraíso fosse assim tão bom, da artista britânica Cecily Brown. A sessão ocorre às 16h, no auditório da Fundação Iberê, com entrada gratuita. O gosto de Derek pela jardinagem o acompanhou da infância até seus últimos dias, quando criou um jardim-paraíso em sua casa em Dungeness (Reino Unido), local árido próximo a uma central nuclear que ele transformou num lugar de beleza singular.

Do jardim de casa aos jardins de Éden. Essa incursão visual tem como objetivo provocar reflexões sobre a secular perseguição aos homossexuais, culminando com a crise contemporânea sobre a proliferação do vírus da Aids. Tilda Swinton, amiga de Derek Jarman e sua parceira no cinema, integra o elenco do filme. Uma nova versão restaurada de The Garden, filme produzido por James Mackay, será lançada neste ano no Festival internacional de Cinema de Berlim – Berlinale 2019.

Derek Jarman (1942-1994), artista, escritor e cineasta inglês. Precursor do cinema independente britânico, suas obras transgressoras dialogam com a cena queer e punk dos anos 70, 80 e 90. Teve formação em pintura e, na sua filmografia, revelavam-se imagens pictóricas. Um de seus filmes mais conhecidos, Caravaggio – sobre a vida e a obra do pintor – é uma tela-pintura em 35mm. Foi ativista da causa LGBT, com mais ênfase após ter sido infectado pelo vírus HIV nos anos 80. Realizou, entre outros filmes: Sebastiane (1976), Jubilee (1978), A Tempestade (1979), Angelic Conversation (1985),Caravaggio (1986), Crepúsculo do Caos (1987), The Garden (1990), Eduardo II (1991), Wittgenstein(1993), Blue (1993).

Angela Prysthon é professora de Cinema e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Fez estágio sênior pós-doutoral no Departamento de Film Studies da University of Southampton (Inglaterra). Tem doutorado em Teoria Crítica pela University of Nottingham, Inglaterra e mestrado em Teoria Literária pela UFPE. É autora deCosmopolitismos Periféricos (Bagaço, 2002) e Utopias da Frivolidade (2014), entre outros títulos.

Serviço Cine Iberê:
The Garden, Derek Jarman (1h32min, 1990, Reino Unido) – Sessão comentada com Angela Prysthon
Quando: 24 de fevereiro | Domingo | 16h
Local: Auditório
Classificação indicativa: 15 anos
ENTRADA FRANCA

Botão Voltar ao topo